Se estivesse vivo, hoje, 30 de abril de 2014, Dorival Caymmi completaria 100 anos. Para marcar a data que tal descobrir um pouco mais sobre a história de um dos mais importantes músicos do cenário nacional?

Um artista essencialmente popular, que escrevia músicas sobre aquilo que via e sentia: sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro, o mar, os pescadores e os negros. A Música Popular Brasileira ganhou muito com suas composições. A mais famosa talvez seja “O que que a baiana tem?”, eternizada na voz de Carmem Miranda.

dorival caymmi

Caymmi nasceu na Bahia e desde pequeno já era fascinado pelo mundo da música. Participava de saraus e cantou em rádios de Salvador, onde formou um trio com seus irmãos, e se apresentava com músicas de Noel Rosa e Carmem Miranda. Mais tarde, ele decidiu ir para o Rio de Janeiro cursar Direito, mas lá descobriu que sua verdadeira vocação era mesmo viver de música. 

Sua ascensão foi rápida através das participações que fazia cantando em rádios, como a Rádio Tupi. Casado com a também cantora Stella Maris, teve três filhos Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi – que também seguiram a carreira musical.

Faleceu em agosto de 2008, em decorrência de uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *