Ela marcou uma geração de escritores e deixou um legado incrível. Convidamos você a conhecer 16 curiosidades de Virginia Woolf, um dos mais importantes nomes do modernismo e grande romancista.

1) Nascimento
Virgínia nascia em 25 de janeiro de 1882, em Londres.

2) Atuações
Foi uma escritora, ensaísta e também editora.

3) Início na vida literária
Seu primeiro romance foi “A Viagem”, lançado em 1915, mas já no ano de 1900 ela havia começado uma carreira para escrever profissionalmente com artigos jornalísticos para o Times Literary Supplement.

4) Estilo literário
A escritora inglesa é conhecida mundialmente como uma grande figura do modernismo. Além disso, seu estilo é marcado pela inovação no idioma da língua inglesa e nos temas que abordava, passando pela complexidade emocional de seus personagens e a consciência. Alguns críticos a apontam como uma das maiores romancistas líricas de todos os tempos.

5) Grupo Bloomsbury

Virginia foi uma das mais importantes participantes do Grupo Bloomsbury, do qual faziam parte grandes nomes das artes e da literatura, além de outros intelectuais britânicos tais como E. M. Forster, John Maynard Keynes, Katherine Mansfield, Maximo Gorki, Roger Fry e Duncan Grant. A intenção do grupo era romper com as tradições sociais, políticas e até literárias da Era Vitoriana em uma época entre 1905 e o fim da Segunda Guerra Mundial. Como legado, o grupo influenciaria diversas questões no campo das artes e da sociedade sobre pacifismo, sexualidade e feminismo.

6) Principais obras de Virginia Woolf

Seus trabalhos mais famosos são ‘Mrs. Dalloway’ (1925), “Ao Farol” (1927), ‘Orlando’ (1928), o ensaio “Um Teto Todo Seu” (1929), no qual temos a citação mais conhecida: “Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção” e “As ondas” (1931).

7) Alma feminina 
Uma das contribuições mais especiais de Virginia para a literatura foi retratar a alma feminina. Além das já citadas obras, destaca-se Orlando (1927) que descrevia o drama de um ser imortal que, ora era homem, ora era mulher.

8) Casamento
Em 1912 casou com casou-se com Leonard Woolf no ano de 1912 e fundaram juntos, em 1917, a Hogarth Press, uma editora que revelaria nomes como Katherine Mansfield e T.S. Eliot.

9) Tentativa de suicídio
Ao longo da vida, Virgínia teve vários episódios de crises e, aos 22 anos, tentou se matar atirando-se da janela de um hospital, porém ela estava no segundo andar e nada aconteceu.

10) Promessa de morte
A Segunda Guerra Mundial foi um período extremamente conturbador para a escritora. Nessa época, ela e seu marido Leonard, mantiveram uma grande quantidade de gasolina na garagem para caso a Alemanha nazista viesse a ganhar a guerra, ambos ateariam foto em si mesmos.

11) Fim
Conta-se que Virginia apresentava um quadro ainda mais grave de depressão quando acabava o processo de escrita de um livro.

12) Alucinações com Rei Edward 
Em uma de suas crises, acreditara que pássaros cantavam em grego e que o Rei Edward VII estava escondido nas árvores, dizendo maldições a ela.

13) Anorexia
Em suas biografias há relatos de que sofria de anorexia, acreditando que seu corpo era monstruoso e a busca por alimentos era algo sórdido.

14) Definição da Morte 
Uma das curiosidades de Virginia Woolf foi justamente a sua fala para explicitar a morte como a “única experiência que eu nunca irei descrever”.

curiosidades de virginia woolf

15) As Horas 
A película “As Horas” é baseada no livro de Michael Cunningham. A história retrata a escritora Virginia Woolf com partes de sua biografia, mas também dá vida à Clarissa Dalloway, personagem de um de seus mais famosos livros, Mrs. Dalloway. A intenção é refletirmos e mergulharmos em Virginia sob diversos ângulos. Criadora e criatura.  No filme, Nicole Kidman (foto) interpreta a grande escritora.

 

16) Suicídio consumado
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, diversos fatores agravaram o quadro depressivo da escritora. A destruição de sua casa em Londres, a pouca recepção que sua biografia, escrita pelo amigo Roger Fry teve e outros fatores contribuíram para isso. No dia 28 de março do mesmo ano, Virginia decidiu acabar de vez com seu sofrimento. Ela encheu os bolsos de seu casaco com pedras e foi até o Rio Ouse, onde se afogou.

17) Carta de adeus
Antes de ir embora, havia preparado duas cartas, uma para o marido e outra para a irmã, Vanessa Bell. Em ambas ela despede-se das pessoas que mais amara durante a vida.

Você é fã da escritora britânica? Então escreva nos comentários contando o que achou das curiosidades de Virginia Woolf ou ajude a gente a aumentar essa lista.

curiosidades de Virginia Woolf

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *