Dante Alighieri é considerado o poeta mais importante da língua italiana. No ano em que comemoramos seus 750 anos, a Poeme-se lança a camiseta A Divina Comédia. E para desenvolver essa estampa, nada melhor do que uma parceria com uma especialista em Dante: a blogueira Anna Schermak, do Pausa para um Café. Vem saber mais dessa história!


A curitibana Anna Carolina Schermak Alves, de 23 anos, tem verdadeira paixão pela literatura e pelo autor Dante Alighieri. Formada em Marketing, resolveu dividir na Internet um pouco do que mais gosta: poesia, resenha de livros, arte e café. E assim surgiu seu blog, o Pausa para um Café.

A Anna foi descobrir A Divina Comédia no 2º ano do ensino médio, quando viu o livro na biblioteca e resolveu ler a obra:

“Gostei tanto que aquela história nunca saiu da minha cabeça. Então depois fui pesquisando mais, descobri que o autor era italiano e comecei a ler cada vez mais e mais. Me rendi aos encantos de “Vita Nuova” outro livro do autor e resolvi que estudaria italiano para ler o livro no original. Hoje é engraçado. Falo tanto do Dante que provavelmente se eu tiver um filho algum dia, ele se chamará Dante.”

Após alguns anos de blog, surgiu uma parceria entre a Poeme-se e a Anna para criar uma camiseta que homenageasse Dante, através da obra A Divina Comédia. Nesse processo de criação, a blogueira sugeriu as frases que poderiam virar camiseta poética e, assim, a equipe bateu o martelo na mais “dark”, resultando na estampa que hoje está na nossa loja: “Deixai qualquer esperança, vós que entrais”. Veja aqui.

a divina comedia

“FOI INCRÍVEL fazer parte da produção da camiseta. Eu sempre quis fazer algo assim. Fiquei feliz que a Poeme-se quis ter Dante no seu catálogo e me chamou para contribuir com a minha paixão pelo autor.”

E para quem não conhece a obra de Dante Alighieri, pedimos para a Anna listar 3 motivos para ler a A Divina Comédia:

1) A Divina Comédia foi um dos primeiros livros escritos (romance/literatura) em italiano e não em latim. Dante já naquela época pensava em deixar a literatura mais acessível. Então escreveu o livro na “língua do amor”, pois era o italiano que as mulheres falavam e não o latim. Então A Divina Comédia foi escrita na mesma língua que os apaixonados escreviam seus poemas de amor a suas amadas e com isso contribuiu para o avanço da literatura italiana.

2) Quase tudo que conhecemos (estou aqui aumentando) é inspirado na Divina Comédia. Desde Shakespeare até Chuck Palahniuk. Existem mangás, animes e até cd do Sepultura inspirados na Divina Comédia. Ela é com certeza uma obra universal.

3) É bonito. Dante era um ótimo autor. Ele pensou em tudo. Todo o poema segua a regra da terza rima então, todo ele rima. Até mesmo o final de cada livro termina com a mesma palavra “Estrela”.

 

 

Muita gente já me mandou foto que está participando e resolveu começar a ler a Divina Comédia. Isso me deixa muito feliz. Ao contrário do que as pessoas pensam, o livro é bem acessível. A tradução da edição da Abril é ótima nesse ponto, pois ela escolheu palavras que ajudam muito no entendimento da obra. Vale a pena para quem vai iniciar. Então, todos estão convidados a participar! Venham ler Dante e se apaixonar pelo poeta Fiorentino <3

E fica o convite também para quem quer conhecer nossa camiseta. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *