Julho é mês de duas figuras fortes e fundamentais da literatura aportarem na Poeme-se: camisetas de poesia de Mário de Andrade e Simone de Beauvoir.

Um é o principal nome do modernismo no Brasil. A outra, considerada a maior autora do movimento feminista. Ambos partilham a paixão pela escrita, a vontade de sair do comum e de expressarem-se para criar grandes obras. De Mário de Andrade vem  “Pauliceia Desvairada” e de Simone de Beauvoir, “O Segundo Sexo”.

A cultura brasileira não seria a mesma sem Mário de Andrade. O pioneiro da literatura moderna brasileira é o criador de “Macunaíma”, o anti-herói, um índio que é a representação do povo brasileiro: “No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite.” Desse trecho nasce a nossa camiseta:

camisetas de poesia  (1)

camisetas-de-poesia-macunaima

camisetas-de-poesia-mario-de-andrade

Simone de Beauvoir foi uma das primeiras autoras a escrever sobre o papel da mulher na sociedade e a independência feminina. Além disso, é considerada uma das maiores representantes do pensamento existencialista francês e influencia até hoje a luta nas questões feministas.  Do livro que condensa suas principais ideias, “O Segundo Sexo”, retiramos um dos trechos mais famosos para estampar nossa camiseta:

camiseta-simone-de-beauvoir

simone-de-beauvoir-obras

simone-de-beauvoir

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *