Em 2016 a Poeme-se decidiu criar a ação #MulheresQueVersam a fim de chamar a atenção para um fato: “Você sabia que apenas 27,3% dos livros publicados de 1990 a 2004 foram escritos por mulheres?”. Com a ação, buscamos promover a literatura feminina ao publicar durante todo o mês de março 1 poema por dia escrito por uma mulher. A ação foi um sucesso e fez barulho nas redes sociais, valorizando novos nomes da cena poética feminina. Relembre aqui como foi.

E nesse ano queremos aproveitar para divulgar aqui a nossa seleção especial de camisetas para o Dia da Mulher. Na verdade, mais do que presentear, cada camiseta carrega uma mensagem seja de luta, seja da visão feminina sobre o mundo, enfim, uma forma singela da Poeme-se homenagear nossas mulheres da literatura. Esperamos que gostem!

camiseta-simone-de-beauvoir

Camiseta Simone de Beauvoir

Não tem como falar de empoderamento da mulher sem trazer a figura da filósofa existencialista e referência do feminismo mundial, Simone de Beauvoir. Com sua frase: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, a autora trata da construção social da mulher.

 

frida kahlo

Camiseta Frida Kahlo

Outro nome sinônimo de mulher forte. Fez de sua própria tragédia, sua arte. A pintora mexicana Frida Kahlo colocou cor no sofrimento e revelou ao mundo sua arte única e de intensa genialidade.

 

camiseta Emily dickinson

Camiseta Emily Dickinson

A poetisa americana Emilly Elizabeth Dickinson teve sua numerosa obra reconhecida somente após a morte. Sua poesia exibe uma liberdade sintática única, muito próxima da oralidade.

Nesse post reunimos algumas curiosidades marcantes e fatos históricos sobre a vida dessa importante escritora: Leia aqui. camiseta anais nin

 

Camiseta Anaïs Nin

Escritora francesa ativista de ideias libertárias sobre a mulher, o mundo e o sexo, Anaïs Nin marcou o século XX com a publicação de seus diários inquietantes.

camiseta cecilia meireles

 

Camiseta Cecília Meireles

Essa clássica frase do poema “Motivo”, de Cecília Meireles inspirou nossa coleção com camiseta e porta-copos. A autora é um dos principais nomes da literatura brasileira e por isso preparamos também um texto no blog sobre sua história.

Veja aqui curiosidades sobre Cecília Meireles em nosso blog, uma lista imperdível!

 

camiseta florbela espanca

Camiseta Florbela Espanca

Multifacetada filha de Portugal, Florbela Espanca escreveu poesia, contos, diário e epístolas. Traduziu romances e colaborou ao longo da sua vida com diversos jornais e revistas. Entre outras obras, escreveu “O Dominó Preto” e “Livro de Sóror Saudade”.

Para quem adora suas criações, uma coletânea de suas melhores frases aqui.

 

camiseta clarice lispector

Camiseta Clarice Lispector

A incrível Clarice Lispector colocou seu nome entre as mais celebradas escritoras brasileiras com obras como “Perto do Coração Selvagem” e “A Hora da Estrela”. 

Conta pra gente: o que mais te encanta em Clarice?

camiseta virginia woolf

Camiseta Virginia Woolf

A genial autora britânica, Virginia Woolf, é um dos principais nomes do modernismo e grande romancista.

Sua contribuição para a literatura é tamanha que descrevemos mais sobre sua influência e história aqui em Curiosidades de Virginia Woolf.

camiseta lygia-bojunga

Camiseta Lygia Bojunga

“Pra mim livro é vida” – quer melhor declaração de amor do que a frase de Lygia Bojunga? A escritora que possui um trabalho impecável no cenário da literatura infantil ganhou camiseta ano passado aqui na coleção literária da Poeme-se.camiseta elisa lucinda

 

Camiseta Elisa Lucinda

A madrinha da Poeme-se não poderia ficar de fora de nossa seleção de camisetas para o Dia da Mulher.  Mulher. Atriz, Cantora. Poetisa. Artista. Elisa Lucinda é talento que dá e sobra!

Conheça a camiseta inspirada em sua arte!camiseta amor touch screen

 

Camiseta Germana Zanettini 

Germana Zanettini é poeta, tradutora e jornalista. Selecionada em alguns concursos literários de expressão nacional, tem poemas nas paredes de ônibus e trens de Porto Alegre e participações em antologias e revistas literárias. Em 2015 lança “Eletrocardiodrama”, seu primeiro livro individual.

A frase que estampa essa camiseta foi a ganhadora do concurso Inverso do Avesso, que a Poeme-se promoveu junto com o Plástico Bolha.

camiseta samba tia doca

Camiseta Tia Doca

Lugar de mulher é onde ela quiser! E diversas mulheres escolheram o samba para fazer uma bonita história. A Tia Doca é baluarte da Portela, mulher multifacetada, que deixou um legado político que nunca deve ser esquecido. Essa camiseta é uma parceria da Poeme-se com o centro Cultural da Portela. 😉

 

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *