O projeto Poesia 2.0 tem nos proporcionado conhecer pessoas incríveis que dividem com a gente a mesma paixão pela arte poética. Até o momento, a gente tinha lançado 6 camisetas de novos artistas que embarcaram nessa proposta de desenvolverem uma estampa com seus versos em parceria com a gente.

Carla Neto para o Poesia 2 (4)Hoje, comemoramos nossa sétima camiseta lançada. A novidade da coleção dessa vez foi desenvolvida com a professora de Língua Portuguesa e Literaturas, além de poetisa, Carla Neto. Apaixonada por ensinar aos seus alunos as mil possibilidades das letras e empolgada agora com o lançamento de seu livro “Vestida-de-mim”, ela bateu um papo com a gente sobre sua entrada no mundo da escrita e inspirações para os versos que estampam a Camiseta Carla Neto.

Poeme-se: como conheceu a Poeme-se?
Carla: Uma vez procurei sobre Fernando Pessoa, que para mim é muito importante, e quando vieram vários links sobre ele, veio um que se referia a camiseta deles que vocês produziram, quando vi sem pensar…. Comprei e aí fui me deliciando em tantas outras camisetas, porta copos, pôster, remédios poéticos e faço a maior propaganda, pois confio no que vocês comercializam.

Poeme-se: O que foi o projeto poesia 2.0 para você?
Carla: Foi uma grande sacada! Porque deu oportunidade de crescimento aos novos poetas, cantores, escritores nesse mundo que de tão eclético restringe esses novos talentos… 

Carla Neto para o Poesia 2 (3)Poeme-se: De onde surgiu a paixão por poesia? Com quantos anos você percebeu que gostava dessa arte? E como você definiria seu estilo de escrita? 
Carla Neto: Quando criança eu era muito levada e sempre que aprontava ficava de castigo lendo clássicos literários ou poesias. À medida que fui crescendo, fui tomando gosto pela leitura e não mais precisava ficar de castigo para ler, pois já era prazeroso e em sequência veio também o gosto pela música carregada de poesia! Não sei de um estilo, mas me vejo escritora de palavras que libertam pássaros e homens…

Poeme-se: O que está por trás dos versos ”é ser eu mesma bruta como rocha, frágil como flor.” (versos presentes em sua camiseta)? qual a inspiração? 
Carla: O que não, quem… Essa poesia é sobre mim. Me descreve, me definindo… E me inspirei quando passei a me olhar: grande e bruta, muitas vezes e por outro lado, frágil… Que preferi comparar com as flores.

Poeme-se: Conta pra gente em quais projetos poéticos você está envolvida?
Carla: É, esse ano está sendo bem produtivo!  Estou além da camiseta, lançando meu livro: Vestida-de-mim, com poesias dessas minhas palavras que libertam pássaros e homens…

Poeme-se: Em março desse ano, a Poeme-se lançou a ação #MulheresQueVersam, que divulgava um poema escrito por uma mulher por dia. A intenção era justamente valorizar as escritoras e chamar atenção para o papel da mulher como produtora de conteúdo. O que você pensa sobre o cenário para mulheres escritoras?
Carla: Acredito muito na força que as mulheres têm! Sou oitava de nove filhos e dentre eles: somos oito mulheres… Isso quer dizer que ganhamos campo naquilo que acreditamos e escrever, declamar, encenar, mostra para toda uma sociedade que nós podemos conquistar sempre mais, pois somos fortes! e podemos cada vez mais expandir nessa arte, uma vez que temos habilidades e criatividades para cada vez mais marcar esse tempo com nossa marca na escrita. 

Poeme-se: para terminar, deixe mais um pouquinho do seu trabalho, compartilhando uma poesia/texto aqui.

flores…..
10/05/2016 09:26
num dia
têm beleza
e cor
que a todos encanta
mas com o passar
ligeiro das horas
te transformam
ganham experiências
que de tão
importantes
te tornam envelhecidas
desgastadas
sorridentes
mas
cansadas
e as rugas
aparecem
como marcas
dos seus dias
que nos encantaram
e mesmo com toda transformação
do tempo
das rugas
sua essência
permanece…

Carla Neto.

Leia mais: http://www.vestida-de-mim.com/blog/

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *