No centenário do gênero musical mais popular do Brasil, celebrado no dia 02/12/2016, reunimos 8 curiosidades do samba para quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé!

Conheça a Coleção Samba – camisetas para quem é de bamba!

Como nasceu o samba?

1. Origem 

A origem do samba mistura-se com a história do país. Um ritmo que originou-se do batuque da música dos escravos que trouxeram ao Brasil uma rica cultura da África,  mesclando com o cenário musical do Rio de Janeiro no século XIX. Os historiadores contam que as primeiras rodas de samba foi surgindo na cidade em locais onde existiam mães e pais de santo. A música incorporou, além do batuque africano, maxixe e polca e, para chegar à forma que conhecemos hoje, veio o tamborim, o surdo e a cuíca, criados no bairro Estácio de Sá, no Rio, por volta de 1920.

2. Primeiro samba

A expansão do novo gênero musical  para os subúrbios e morros cariocas deu-se principalmente por essas rodas de samba. Foi nessa época que a primeira gravação de um samba ocorreu, chamado de “Pelo telefone”, de autoria de Donga (Joaquim Maria dos Santos) e Mauro de Almeida – embora muitos apontem ser uma criação coletiva, tal feito data de 27 de novembro de 1916. A música também revelou-se um grande sucesso no Carnaval do ano seguinte.

3. Significado

A palavra samba pode ter vários significados, incluindo os elementos que agregam à música, como a própria dança. Registra-se que a primeira vez do uso da palavra em 1838, por frei Miguel do Sacramento Lopes da Gama – sua intenção era designar um dos tipos de música trazidos pelos escravos. Historiadores dizem que a palavra pode ter origem da palavra “semba”, que significa “bater umbigo com umbigo” ou pode ser também sam (pagar) e ba (receber), termos que vieram de línguas africanas.

No início, samba tem uma relação com festa, diversão, mas também, pela dinâmica da roda de samba, pode apontar para uma espécie de competição entre os músicos, com a finalidade de um improvisar melhor do que o outro durante a música. O partido alto, um dos principais segmentos do samba carioca era um dos grupos que adotava tal dinâmica.

Curiosidades do samba e sua história

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *