Dica: filmes baseados nas obras de Edgar Allan Poe

Já celebrando o aniversário de Edgar Allan Poe adiantado (o escritor nasceu no dia 19 de janeiro de 1809), resolvemos elaborar uma lista com alguns filmes baseados em suas obras. Poe é um dos autores mais importantes do movimento romântico americano, sendo considerado o inventor do gênero de ficção policial, sempre envolvendo um clima de mistério, suspense e com ares sombrios e macabros em seus contos.

filmes baseados na obra de Edgar Allan Poe

Por ser tão pioneiro no gênero, Poe, que também era poeta, foi um dos escritores que criou as bases para o terror moderno e as narrativas sobre investigações realizadas por detetives – antes mesmo de surgir as histórias de Sherlock Holmes. Assim, é inegável sua influência não só no campo da literatura, mas também o cinema se apoderou de suas histórias instigantes com adaptações de diversas obras. Vem ver os filmes que selecionamos para você assistir depois de ler seus contos de terror:

Vincent
Esse é um curta de animação em stop-motion, que foi o primeiro filme escrito e dirigido por Tim Burton em 1982. No curta somos apresentados a um garotinho que tem Edgar Allan Poe como seu autor favorito e sonha em ser Vicent Price, o ator que estrelou uma série de adaptações de obras de Poe na década de 1960 para o cinema.

Curiosidades: esse filme foi feito nos estúdios da Disney, pois na época Burton trabalhava como animador e o filme é todo narrado em forma de poema.

Os Assassinatos da Rua Morgue
Neste filme de 1932, temos a adaptação do conto de mesmo nome de Poe – também encontramos traduções com o nome de Os Crimes da Rua Morgue, onde um cientista maluco realiza experimentos macabros com sangue de macaco. Do diretor Robert Florey, a história gira em torno de Dr. Mirakle, o cientista que quer provar a teoria da evolução das espécies de Darwin a partir de um gorila que ele quer provar ser praticamente humano. Como a tese é vista com ultraje pela sociedade, o Dr. então passa a raptar prostitutas para misturar com o sangue de seu gorila. E é aí que entra em cena o detetive Pierre Dupin para resolver os crimes.

Histórias Extraordinárias
De 1968, este filme reúne 3 histórias dirigidas por 3 cineastas diferentes, cada um baseado em um conto de Edgar Allan Poe: “Metzengerstein”, é dirigido por Roger Vadim e estrelado por Jane e Peter Fonda. “William Wilson” tem a direção de Louis Malle com Alain Delon e Brigitte Bardot. Por fim, Federico Fellini dirige “Toby Dammit”, com Terence Stamp.

Para ler também: Dica de filme: Frida Kahlo

Agora é com você, conte pra gente quais dos filmes baseados nas obras de Edgar Allan Poe você já assistiu e se tem outras dicas!

edgar allan poe

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *