Como resolver a eterna discussão entre qual suporte artístico é melhor: o livro ou o filme? Cada um com seus recursos característicos, deram vida à grandes obras adoradas por leitores e espectadores de todo o mundo. Nós da Poeme-se fomos pesquisar os principais filmes baseados em livros que concorreram no Oscar ao longo da história. A ideia é ampliar a discussão para a parte mais prazerosa: que tal preparar a pipoca ou ir até a livraria para colocar à prova sua opinião?

Depois dê o seu veredito final nos comentários! 😉

filmes-baseados-em-livros-o-magico-de-ozO mágico de Oz
Uma das maiores obras infantis e que encantou crianças e adultos de todos os cantos, O mágico de Oz é um livro de L. Frank Baum que virou o mundialmente famoso musical em sua versão para as telonas. A história da garotinha Dorothy teve 6 indicações ao Oscar, ganhando 2 estatuetas.

E o vento levou 
Margaret Mitchell escreveu o clássico “E o vento levou” que ganhou sua versão para o cinema, dirigido por Victor Fleming. O filme tem especial lembrança na mente dos espectadores pelas interpretações do casal protagonista: Clark Gable e Vivien Leigh. Não só suas atuações, como também a qualidade técnica do filme, renderam 13 indicações ao Oscar, ganhando 10.

O Senhor dos Anéis 
Curiosidade: O Senhor do Anéis é um dos filmes com maior número de indicações e prêmios recebidos na história do Oscar. A incrível trilogia de J.R.R. Tolkien teve 11 indicações para o grande prêmio de gala do cinema internacional, justamente com o filme baseado no último volume da série: “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” e, pasmem (!), abocanhou todas as 11 estatuetas.

O paciente inglês
The English Patient” é um livro de autoria do canadense Michael Ondaatje, que inspirou o filme de mesmo nome estrelado por Ralph Fiennes e Juliette Binoche. Dirigido por Anthony Minghella, ganhou 9 prêmios do Oscar no ano de 1997.

O Pianista 
Esse livro é uma autobiografia do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que relatou suas memórias no livro “Morte de Uma Cidade”, no qual aborda sua vida e os horrores causados pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Sob a direção de Roman Polanski, o filme conquistou o Oscar em 3 categorias, tendo sido indicado para 7.

Um sonho de liberdade um-sonho-de-liberdade-filme-baseado-em-livro
Com 7 indicações ao Oscar, esse sensível filme de Frank Darabont é na verdade baseado na obra homônima de  Stephen King. A história começa com o mote de um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato da mulher e, como não poderíamos esperar menos do genial King, o final é surpreendente.

Hamlet 
O maior nome da literatura inglesa, William Shakespeare, escreveu sua icônica peça de teatro, “Hamlet”.  A primeira adaptação da peça para o cinema foi em 1948. Essa versão teve direção de Laurence Olivier, obtendo 7 indicações ao Oscar de 1949. Venceu em 4: Melhor Filme, Melhor Figurino – preto e branco, Melhor Direção de Arte – preto e branco e Melhor Ator (Laurence Olivier).

Dança com lobos
Poucos sabem, mas o filme “Dança com lobos” é baseado no livro de Michael Blake. Na versão cinematográfica, teve direção de Kevin Costner e foi indicado por 12 categorias no Oscar de 1991, vencendo 7 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Roteiro Adaptado.filmes-baseados-em-livros-o-poderoso-chefao


O poderoso chefão

Um dos maiores clássicos do cinema também tem suas origens na literatura. Baseado no romance de ficção de Mario Puzo, a obra foi originalmente publicada em 1969 e narra a história de uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos. No cinema, a versão magistral teve direção de Francis Ford Coppola e uma atuação primorosa de Marlon Brando, que ganhou a estatueta de Melhor Ator, junto com Melhor Filme e Melhor Roteiro.


orgulho_preconceito-filmes-baseados-em-livrosOrgulho e Preconceito 

Jane Austen é uma das escritoras americanas mais celebradas de todos os tempos e um dos livros mais especiais de sua obra é justamente Orgulho e Preconceito. A adaptação para o cinema teve direção de Joe Wright e foi indicada a 5 estatuetas. O livro narra a história de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy em uma Inglaterra rural do século XVIII.

A Lista de Schindler
Mais um filme sobre a tragédia do holocausto, “A Lista de Schindler” foi dirigido por Steven Spielberg e lançado em 1993. Foram 12 indicações no Oscar de 1994. Seu roteiro do filme é baseado no romance Schindler’s Ark, do australiano Thomas Keneally. Os prêmios realizados foram: Melhor Filme, Melhor Diretor (Steven Spielberg), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

filmes-baseados-em-livros

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *