Dar vida às camisetas da Poeme-se é um processo bem especial. Depois de bater o martelo sobre qual artista será trabalhado e a temática, são os designers gráficos os responsáveis por dar a cara da estampa das camisetas que você vê em nossa loja virtual. Na composição da estampa Tríade Parnasiana, convidamos o artista João Pinheiro (esse que você vê na imagem que abre o post) para ilustrar os três poetas mais importantes da geração do parnasianismo brasileiro: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Ao longo de sua carreira, João multiplicou seu talento entre trabalhos em agências de publicidade, além de ser professor e escritor. Um de seus principais trabalhos como autor foi a elaboração da graphic Kerouac, trabalho que ele ilustrou e escreveu, com um retrato da vida de Jack Kerouac, autor de On the road. Para saber mais sobre o artista, a Poeme-se bateu um papo com João, leia na entrevista abaixo:  

Tríade Parnasiana – estampa que virou camiseta na Poeme-se

Tríade Parnasiana – estampa que virou camiseta na Poeme-se

Poeme-se: Conte-nos um pouco de como você começou a ilustrar. 
Desenho desde criança mas só comecei a ilustrar profissionalmente a partir de 2005, aos 24 anos. Antes havia me dedicado às artes plásticas e fanzines que eu mesmo editava. A grande virada aconteceu quando fui cursar Design Gráfico na Etec José Rocha Mendes. Nesse curso tive uma noção de como funciona o mercado e onde e como eu poderia atuar. Nesta época elaborei meu primeiro portfólio, cloquei debaixo do braço e fui procurar ilustradores mais experientes e possíveis clientes. Assim, aos poucos, fui fazendo contatos e conseguindo trabalhos. Desde então tive experiência em várias agências e produtoras, além de ter atuado como professor de desenho em uma escola livre de arte. Meu último emprego fixo foi na agência de publicidade DM9, de 2010 a 2011. Depois que saí de lá decidi virar freelancer integralmente e me dedicar aos meus projetos pessoais.
Poeme-se: E o lado autor, como surgiu?
O lado autor surgiu antes mesmo de eu ter me profissionalizado. Quando criança criava meus próprios gibis e escrevia muito. Esse é o motivo pelo qual optei por investir na área editorial, onde, acredito, posso explorar mais livremente meu estilo pessoal. 
Poeme-se: Como foi o processo de desenvolvimento da estampa Tríade Parnasiana? O que te inspira nos seus trabalhos?
Ultimamente tenho estudado com especial atenção os grandes mestres da ilustração nacional, nomes como Luis Trimano, Jayme Cortez, Loredano, Jayme Leão entre outros tantos.  Tentei imprimir aquela clareza e concisão da estrutura compositiva encontrada no trabalho desses caras. 
Procuro entender o que o trabalho pede e, a partir daí, de acordo com essa necessidade, cada ilustração evoca inspirações diferentes.
Poeme-se: O que você achou dessa imersão poética, como é a sua ligação com a poesia, em geral?
Poesia é uma paixão desde sempre, apesar de não ser um grande conhecedor, gosto especialmente de Fernando Pessoa, Walt Whitman e William Blake.
Ilustração para a revista Rolling Stone n° 91 (Spring Publicações Ltda), 2014.

Ilustração para a revista Rolling Stone n° 91 (Spring Publicações Ltda), 2014.

Retrato do escritor Jack Kerouac para álbum de HQ Visualizando Citações, 2013.

Retrato do escritor Jack Kerouac para álbum de HQ Visualizando Citações, 2013.

Para conhecer mais do trabalho de João Pinheiro, acesse:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *