Quem foi Baudelaire? No mês de aniversário do grande poeta francês, a Poeme-se lança uma camiseta especial para celebrar o artista. Descubra um pouco mais sobre sua vida e principais obras.

Charles-Pierre Baudelaire nascia em Paris, no dia 9 de abril de 1821. Quando morreu, precocemente em 31 de agosto de 1867, não conheceu a fama que lhe seria atribuída: Baudelaire é considerado um dos precursores do simbolismo e um dos maiores nomes da poesia, apontado por muitos como o mais provável fundador da poesia moderna. Além disso, suas obras são reconhecidas como uma grande influência para as artes plásticas do século XIX.

Algumas das principais obras de Baudelaire são “A arte romântica” (1852), “As flores do mal” (1857), “Os Paraísos Artificiais” (1860), “Pequenos poemas em prosa” (1862) e “Miudezas” (1866). Com a obra “Flores do Mal”, o autor sofreu com a censura de seis poemas dentre os 100 que compõem o livro, acusado de ultrajar a moral pública. De acordo com historiadores, Baudelaire escreveu outros seis poemas para substituir os que foram retirados e disse que estes eram “mais belos que os suprimidos”.

A modernidade de sua obra pode ser vista na abordagem realista, com aversão à subjetividade exagerada. Para ele, a arte pura seria: “É criar uma mágica sugestiva, contendo a um só tempo o objeto e o sujeito, o mundo exterior ao artista e o próprio artista.”

Baudelaire ganha vida em nossa camiseta poética com uma frase que carrega a força de quem faz poesia:

“O Poeta goza desse privilégio incomparável: pode ao seu capricho ser o mesmo e ser outro.”

Conheça um pouco mais da estampa desenvolvida para celebrar o grande poeta francês. Compre a camiseta aqui.
biografia charles baudelaire

principais obras de baudelaire

quem foi baudelaire 1

Curtiu? Compre a camiseta aqui.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *