Considerado o romancista mais importante da era vitoriana, separamos alguns fatos importantes e curiosidades que ajudam a entender quem foi Charles Dickens. Aprecie a leitura!

Quem foi Charles Dickens 

O britânico Charles Dickens, nascido em 7 de fevereiro de 1812, é considerado por muitos, o romancista mais popular da era vitoriana. E sua obra é uma base importante e histórica para compreendermos as influências da escola realista na literatura mundial.

Dickens teve uma vida difícil, quando ainda criança trabalhou para ajudar a família a pagar dívidas. E iniciou sua carreira como escritor quando tornou-se jornalista e cobria as eleições na Grã-Bretanha. A partir daí lançou também uma série conhecida como “Os esboços de Boz” – Boz era um apelido de família. E, aos 20 anos já estabelecia seu nome com o lançamento de “Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick”. Grande parte desse conteúdo era lançado em formato semanal, o que dava uma dinâmica interessante às histórias, despertando a curiosidade do público. Posteriormente, os episódios foram compilados nas obras que conhecemos hoje.

Influências

Charles Dickens é reconhecidamente como um dos mais importantes nomes da escola realista, embora hoje suas obras não sejam consideradas muito realistas. Sua escrita é mais apoiada em um estilo poético, mas com grande contribuição para uma compreensão dos problemas sociais de sua época. Em suas histórias era possível encontrar uma introdução da crítica social na literatura inglesa. Tanto que eram temas comuns de Dickens a pobreza, a prostituição, as péssimas condições de trabalho nas fábricas e a violência.

Principais obras

Charles Dickens construiu uma vasta obra, tendo grande sucesso entre o público. Prova disso são as inúmeras traduções que suas histórias tiveram em todo o mundo e também diversas adaptações para o cinema. Entre as principais obras de Charles Dickens estão:

“David Copperfield”

“Oliver Twist”

“Canção de Natal”

“A casa soturna”

“Um conto de duas cidades”

“O mistério de Edwin Drood”

E assim, baseando-se, em duas importantes obras do escritor, que nasceram as camisetas da coleção Charles Dickens na Poeme-se:

quem-foi-charles-dickens
Camiseta infantil Charles Dickens

Essa estampa desenvolvida pela designer Caró Lago foi inspirada na obra “Oliver Twist”, que foi um dos personagens mais queridos de Dickens. A frase do pequeno Oliver que estampa a camiseta é “Nunca devemos envergonharmo-nos das nossas próprias lágrimas.”

Camiseta Charles Dickens 

Já para a coleção adulta, Charles Dickens escreveu, se não o mais belo, um dos mais belos primeiro parágrafo da história da literatura, extraído da obra “Um conto de duas cidades”. Foi exatamente esse o ponto de partida para a criação dessa camiseta literária.

“Era o melhor dos tempos, era o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós…”

Curiosidades de Charles Dickens 

  • Um acidente de trem quase fez com que Dickens além de perder a vida, tivesse perdido o manuscrito de seu romance “Nosso amigo em comum”. O trem havia descarrilhado e ficou pendurado em uma ponte, mas por sorte o escritor conseguiu não só ajudar a resgatar algumas pessoas, como a voltar para pegar sua importante obra.
  • O autor tinha epilepsia e usou sua experiência com a doença para retratar em dois personagens de romances distintos: Monk em “Oliver Twist” e Guster em “A casa soturna”
  • Biógrafos apontam que Dickens tinha um certo interesse pelo sobrenatural e alguns hábitos superticiosos. O escritor dormia sempre virado para o norte, pois acreditava que assim estimularia sua criatividade e chegou a participar de um grupo de estudos sobre fenômenos paranormais.
  • O escritor veio a falecer em 1870, de morte cerebral. Seu corpo foi sepultado na famosa Abadia de Westminster, na Esquina dos Poetas. Na sepultura há uma frase que resume um pouco da crítica social que Dickens queria passar com sua obra: “Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo.”

Se você curte o escritor britânico e conhece outros fatos marcantes sobre quem foi Charles Dickens e quer ver por aqui, envie para gente nos comentários!

charles-dickens

3 Replies to “Quem foi Charles Dickens? História e curiosidades

  1. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais fácil será lidar com uma doença insidiosa. Um dos medicamentos mais eficazes para doenças articulares no momento é o creme Artrovex. Não só ajuda a reduzir sintomas desagradáveis, mas também afeta a própria causa de sua aparência – remove os processos inflamatórios nos tecidos das articulações. http://parazity.info/bactefort-de-parasitas-revisoes-e-eficiente-ou-inutil.html Folhas e botões do vidoeiro . Extrato destes componentes, bem mata parasitas, tem желчегонным e diurético, melhora o funcionamento do sistema digestivo, fortalece a imunidade geral e ajuda a combater a diferentes doenças. Folhas de nogueira .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *