Em 12 de julho de 1904, nascia Pablo Neruda. Um dos escritores mais importantes da língua castelhana é agora desvendado em nosso blog. Elegemos 9 curiosidades para você saber mais sobre quem foi Pablo Neruda.

1) O poeta chileno é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. Possui uma expressiva obra plena de emoção, marcada pelo humanismo e lirismo.

2) Pablo quando era ainda um adolescente, tornou-se Pablo Neruda. O pseudônimo viera do escritor tcheco Jan Neruda.

3) Seu primeiro livro foi lançado com apenas 20 anos, o “Crepusculário” (1923). Além disso é autor de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” (1924),  “Residência na Terra” (1933), “España en el corazón” (1937) “Cem sonetos de amor” (1959), “Memorial de Isla Negra” (1964) e ainda uma autobiografia póstuma: “Confesso que vivi” (1974).

4) Neruda conciliou sua carreira de escritor com a de diplomata. Em 1927 foi nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia (!).

5) Quando em 1936 eclode a Guerra Civil espanhola, Neruda é destituído do cargo consular (na época escreveu Espanha no coração). Outra curiosidade política é que no ano de 1945 foi eleito senador e veio ao Brasil, onde leu para mais de 100 mil pessoas no Estádio do Pacaembu em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes.

6) O filme “O Carteiro e O Poeta”, de 1994, conta sua história na Isla Negra, no Chile, com sua terceira mulher Matilde. A obra de ficção passa-se na Itália, onde Neruda teria se exilado. Lá, numa ilha, torna-se amigo de um carteiro que lhe pede para ensinar a escrever versos.

o carteiro e o poeta

7) Neruda foi o ganhador do Nobel de Literatura em 1971 e do Prêmio Lênin da Paz.

8) No governo do socialista Salvador Allende foi designado embaixador na França, mas retorna ao Chile devido a um câncer de próstata.

9) O poeta morre em Santiago no dia 23 de setembro de 1973, em decorrência de seu câncer. Porém uma versão não oficial aponta que declarações de Manuel Araya Osorio, seu assistente desde novembro de 1972 até sua morte, afirmam que Neruda fora assassinado em uma clínica com uma injeção. Além disso, o fato de sua casa ter sido saqueada depois do golpe no país pelo general Augusto Pinochet e seus livros, incendiados.

10) Em 2015 Neruda ganha mais um filme inspirado em sua vida: “Neruda-Fugitivo”, dirigido por Manuel Basoalto. A película conta a história do poeta no período de clandestinidade, quando ele era senador e teve que fugir da perseguição do presidente chileno González Videla. Para ler mais sobre o filme.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *