Ele tem 86 anos, dos quais 76 foram dedicados à Portela, e é o mais antigo sócio vivo da escola de samba. Waldir de Souza, o Waldir 59, fez história e a Poeme-se, junto com o Departamento Cultural da Portela, lança essa camiseta para homenageá-lo.

No último sábado, dia 5 de abril, a Portela organizou a sua já tradicional Feijoada da Família Portelense. Mas para nós da Poeme-se, o evento teve aquele gosto especial: o lançamento da camiseta poética para celebrar Waldir 59. Essa iniciativa tem parte da renda revertida para os projetos do Departamento Cultural da Portela e é a segunda estampa do projeto. A primeira foi a camiseta de Candeia.

O autor de cinco sambas-enredo da azul e branco, sendo campeão do Carnaval por duas vezes em 1957, e 1959, escolheu os versos do samba “Vem Amenizar” para estampar a sua camiseta.

waldir-59-portela-_

Waldir 59 é hoje integrante da Velha Guarda Show da Portela desde 2013, autor de cerca de quarenta sambas, e, múltiplo artista que é, considerado um dos mais importantes diretores de harmonia. Junto a Casquinha e Monarco, é um dos remanescentes da ala de compositores mais criativa da história das escolas de samba.

Para estrelar o ensaio fotográfico, juntamente com Waldir 59, o departamento cultural convidou a cantora Teresa Cristina. Além de sua ligação com a Portela, em especial, com a Velha Guarda, a música, “Vem Amenizar” faz parte do repertório da cantora. Teresa, abriu mão do cachê para realização das fotos.

A Terceira Porta-Bandeira da escola, Camyla Nascimento, bisneta de Natal, também estrelou o ensaio fotográfico, de forma gratuita. E claro, o próprio homenageado também foi o modelo desta edição. As fotos são de Getúlio Ribeiro.

Compre aqui a camiseta em edição limitada.

teresa-cristina

portela

waldir-59-

waldir-59-portela

Leia também: Por trás do samba de Candeia

Confira a Coleção que homenageia os grandes nomes de sambistas e figuras importantes da Portela: tem Casquinha, Tia Doca, Candeia e Zé Keti – Coleção Portela.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *