10 playlists para embalar sua leitura da semana

Se você é daqueles que não conseguem desassociar música de leitura, encontrou aqui seu lugar. Já dizia Jimi Hendrix, “a música é minha religião”. A música vai além de diversão, ela pode melhorar sua apreensão de leitura. Ritmo, melodia, expressividade, um estudo da organização Mindlab – com foco em pesquisas sobre o impacto da comunicação em nosso cérebro – pôde concluir que algumas músicas estimulam a memorização e assimilação de conteúdo. É claro que há alguns macetes, a música tem que combinar com o que você está lendo. Se você usa música para estudar, tem que ouvir algo mais calmo. Se quer criar um clima mais tenso, para um livro de terror, por exemplo, é outra vibe. Se a hashtag #gentequeamalerouvindomusica te representa, separamos algumas playlists para embalar sua leitura da semana.

leitura da semana Camiseta literária Jimi Hendrix

1. Para relaxar e estudar

Se você gosta de relaxar, mas prefere sons mais modernos, abrace o lo-fi hip- hop, conhecido também como chillhop. Mais do que infinitos loops de beats com imagens de animes, o lo-fi proporciona uma vibe amigável, com batidas suaves e psicodélicas, ótimas para concentração.

leitura da semana Camiseta literária Roda mundo

2. Para ler clássicos

Nada melhor do que ouvir clássicos, né? Você já tentou ler Frankenstein, de Mary Shelley ouvindo música clássica do século XVIII? É como se estivéssemos num túnel do tempo e pudéssemos até sentir a vibração dos instrumentos em cada cena lida. Tente!

leitura da semana Camiseta literária Aldous Huxley

3. Para explorar crônicas

Muitas vezes somos tão engolidos pelos estrangeirismos que esquecemos que música brasileira pode sim combinar com literatura brasileira. Vamos de “as melhores de Chico Buarque” para trazer aquele sentimento de crônica poética propícia para começar a semana. Sugerimos cruzar leitura de crônicas com essa playlist.

leitura da semana Camiseta literária Construção

4. Para mergulhar em contos

Clima, atmosfera, sinergia. Seu coração vai se adaptar a qualquer gênero de qualquer conto quando sentir a pulsação grave dessa playlist de 2 cellos.

leitura da semana Camiseta literária Flor de Lis

5. Para degustar poesia marginal

Se você curte experimentações e poesia falada, por que não embalar suas leituras com Poesia Acústica? As rimas envolventes dos talentos de MC’s é pano de fundo para aquele livro de poesias que tentam silenciar, mas que luta contra tudo e ganha o mundo pela força da resistência.

leitura da semana Camiseta literária Cálice

6. Para penetrar no mundo de biografias de samba

Por que não ouvir samba enquanto lê sobre samba? Além de te transportar para dentro desse ritmo e sentir na pele o que se canta, já dizia Noel Rosa “quem vive a viver sambando, leva a vida pro lado que quer”. O que os novos sambistas têm em comum com os antigos?

leitura da semana Camiseta literária Quem vive sambando

7. Para saborear livros históricos nacionais

Que tal um toque vintage para acompanhar a leitura de um livro histórico? Sugerimos essa playlist porque além de exemplar, traz aquele saudosismo que parece que recai sobre o Rio toda vez que mencionamos bossa nova e samba.

leitura da semana Camiseta literária Trevo de quatro folhas

8. Para amar romances

Se você se derrete apenas ouvindo uma música romântica, imagina ouvindo e lendo sua história de amor preferida, embalada com aquela batida que te faz colocar a mão no coração e suspirar um Ownnnn? Separamos covers acústicos para embalar seu choro, ops, suas narrativas.

leitura da semana Camiseta literária My Girl

9. Para percorrer o universo de quadrinhos

Como estamos vivendo uma era rica de super-heróis, que tal ler quadrinhos ouvindo trilha sonora de filmes de heróis só para entrar no clima? Com sucessos da Marvel bombando nos cinemas comerciais e um Oscar de melhor animação para Homem-Aranha no Aranhaverso, que tal desmistificar que o pop dessa arte está cada vez mais ganhando peso e recriando histórias incríveis?

leitura da semana Camiseta literária Let it Be

10. Para embarcar em um livro filosófico

“Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo, procurando…” Se você curte livros que questionam sua alma, por que não acalantar sua leitura com os melhores hits de Raul Seixas? Também é ótimo de ouvir em transporte público porque abafa todos os sons externos indesejados.

leitura da semana Camiseta literária Maluco Beleza

Você já criou alguma playlist para seu livro preferido? Adoraríamos conhecê-la. =D Conta pra gente nos comentários.

Hanny Saraiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *