Já são 180 anos Machado de Assis, 180 anos sem o patrono maior de nossa literatura! Que fique registrado: por aqui, ele nunca será esquecido. Exatamente por isso, preparamos uma retrospectiva para contar o que já fizemos e falamos sobre o queridíssimo Bruno do Cosme Velho. Afinal, suas obras são eterno patrimônio da Língua portuguesa.

Quem foi Machado de Assis?

“Neto de escravos, de infância pobre, com um talento incomum para a escrita…” se você quer saber um pouco mais da história de vida do fundador da Academia Brasileira de letras e um monte de outras curiosidades, confira essa matéria que publicamos em 2015.  (como colocar o link aqui?)

180 anos de Machado de Assis Quem foi Machado de Assis

Ler a matéria: Quem foi Machado de Assis

Principais obras de Machado de Assis

Em comemoração aos 177 anos de Machado de Assis, celebrados no dia 21 de junho de 2016, elegemos 5 livros para contar um pouco sobre as principais obras de Machado de Assis. Tem os devaneios sobre a loucura, em “O Alienista” e o maior mistério da literatura brasileira: Capitu traiu ou não Bentinho?, em “Dom Casmurro”. Além de outros clássicos essenciais do Bruxo do Cosme Velho. Aprecie sem moderação:

180 anos de Machado de Assis Principais obras de Machado de Assis

Ler a matéria: Principais obras de Machado de Assis

Discussão: Machado de Assis era negro?

Tal polêmica envolvendo o nome do Bruxo do Cosme Velho acentuou-se após uma propaganda da Caixa Econômica Federal, na qual um ator de feições europeias foi o escolhido para representá-lo. Para refletir sobre o “branqueamento” que o escritor teria sofrido ao longo das décadas através de suas diversas representações, lançamos uma camiseta que nos dá muito orgulho:  camiseta literária Machado Black Power.  Confira a matéria e nossa camiseta literária.

180 anos de Machado de Assis Machado de Assis era negro

Ler a matéria: Machado de Assis era negro

This is Machado ou o legado de Assis?

Em 2018 a querida Hanny Saraiva escreveu para o nosso blog uma matéria linda sobre o porquê Machado de Assis ainda é forte autoridade e Qual a importância de seu legado. Será por que ele era Polivalente e Plural? Inovador e Contemporâneo? Bom, você pode tirar suas conclusões lendo a matéria, que tal?

180 anos de Machado de Assis This is Machado ou o legado de Assis

Ler a matéria: This is Machado ou o legado de Assis

Produtos literários de Machado de Assis

Na Poeme-se você pode encontrar mais de 8 camisetas inspiradas na vida e na obra de Machado de Assis. Além de camisetas literárias você encontra canecas, Porta-copos, Almofadas poéticas, quadros, bastidores, cadernetas e book bags especialmente pensadas para representar o ícone maior da literatura nacional. Vestir Machado de Assis é um estilo de vida, um estilo literário de vida. Confira todos os produtos e espalhe Machado de Assis pelo mundo.

180 anos de Machado de Assis Produtos da coleção machado de assis poeme-se

Ver coleção: Machado de Assis Poeme-se

Machado de Assis é importante por demais para não ser celebrado, não é mesmo? você que ama Machado, ama seus livros, o que gostaria de ver na Poeme-se sobre o autor? Mais produtos? Mais textos falando de sua obra? Nos conte nos comentários 😉 

2 Replies to “180 anos de Machado de Assis – o que já falamos do Bruxo por aqui?

  1. Desculpe a correção, mas o início da reportagem diz que são 180 anos SEM Machado, sendo que ele faleceu em 1908. Como admirador do site, alerto para que, se possível, seja reeditado o texto! Abraço e parabéns pela coletânea de textos e produtos ao Bruxo do Cosme Velho. Ele deve se sentir bem com tantas homenagens, mais que merecidas, sem dúvida!

    1. Márcio, você está coberto de razão. Pedindo para alterar em 3,2,1…

      Atenciosamente,
      A Poeta – Daiane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *