O Black Friday já chegou na Poeme-se Produtos com até 50% off

Ver Oferta – Mês do Black Friday na Poeme-se

Quem aqui não gosta de compartilhar o seu estilo? Ainda mais, sendo leitor como somos, gostamos de compartilhar nosso estilo literário. Antigamente era segurando o livro de uma forma em que as pessoas poderiam ver o que você estava lendo. Passou-se para as camisas, ostentar a literatura no peito. Agora, já pensou em levar a literatura enquanto toma um café, ou um chá, ou o que você quiser? A caneca é algo bem revelador, ela está ali, silenciosamente mostrando a todos algo divertido sobre a sua personalidade. Então, aqui tem 7 canecas diferentes com temas de livros.

IRACEMA

Ah, Iracema, a virgem dos lábios de mel! Essa personagem do livro homônimo foi criada por José de Alencar, expoente da 1ª geração do Romantismo brasileiro. Isso é lá no século XIX. Ela era admirada pela sua beleza e era rápida como uma flecha. Ela mantinha a sua castidade, já que era sua obrigação diante dos deuses.

“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Iracema

Ver canecaIracema

CAPITU

Não, caro leitor, não entre nessa de se questionar se Capitu traiu ou não Bentinho, por favor. Não se deixe levar por Bentinho, que diz que ela tem “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas se encante pelos “olhos de ressaca” descritos pelo seu autor, Machado de Assis, no Realismo do século XIX. Nosso maior escritor nos deu seu livro, Dom Casmurro, como um guia para entender uma mente perturbada.

“Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Capitu

Ver canecaCapitu

MACABÉA

Personagem de “A Hora da Estrela”, último romance de Clarisse Lispector, Macabéa é a personagem que me arranca lágrimas aos olhos. Ah, Clarisse, como você pode retratar tão bem a miséria da alma humana? Como não se emocionar com a luta diária de uma menina órfã, maltratada por uma tia, criada nas migalhas e que não faz ideia da gravidade da própria vida? Romances psicológicos são os melhores, tanto em enredo como em mostrar que a vida não é feita de extremos, mas de tons de realidade.

“Através dessa jovem dou o meu grito de horror à vida. À vida que tanto amo.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Macabéa

Ver canecaMacabéa

BALEIA

Essa, de fato, é a personagem mais humana em meio da animalização do ser humano em meio a seca, fome e necessidade de sobrevivência. “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, no início do Modernismo, não é para os insensíveis. Quem é tutor de pet sabe que os bichinhos são nossos sinceros companheiros e, principalmente os doguinhos, não exigem muito de nós. Quem acha que as mazelas brasileiras são recentes, deveria ler os autores da 2ª geração do Modernismo e chorar um pouco o destino de Baleia, naquela fuga da seca do sertão nordestino.

“Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Baleia

Ver caneca Baleia

O PEQUENO PRÍNCIPE

Quem não gosta desta pequena criança que mora em um asteroide e ensina as pessoas a terem outro olhar na vida? Esse menininho sábio, corajoso, destemido, sonhador, cativante foi narrado pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, que há mais de 70 anos era lançado para se tornar hoje a terceira obra mais traduzida no mundo todo.

“O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Pequeno Príncipe

Ver caneca O PEQUENO PRÍNCIPE

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Um livro que fala sobre as dores do crescimento, de se ver em uma posição que nós mesmos passamos: você está grande demais para isso e, ao mesmo tempo, você é pequena demais para isso. Nesse fogo cruzado está Alice, a menina curiosa que segue um Coelho Branco de colete e relógio, mergulhando sem pensar na sua toca.

“Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato que ria.
”Depende”, respondeu o gato.
”De quê?”, replicou Alice;
”Depende de para onde você quer ir…”

Caneca ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Ver caneca ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

SIMONE DE BEAUVOIR

A Caneca Simone de Beauvoir foi inspirada na obra da filósofa existencialista francesa que virou uma das maiores referências do feminismo pelo mundo inteiro. Esse ícone no campo dos estudos feministas e na luta pela igualdade de gênero, além da sua obra magna “O Segundo Sexo” (livro que figurou a lista negra do Vaticano), escreveu um importante romance existencialista chamado “Os Mandarins”

“O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.”

CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS Caneca Simone de Beauvoir

Ver caneca Simone de Beauvoir


Ler também:

Mini-bio Mário Felix

2 Replies to “7 CANECAS DIFERENTES COM TEMAS DE LIVROS

  1. Clássicos são sempre clássicos. Difícil escolher uma caneca…
    Parabéns pelo texto, amei essas pitadinhas das obras e que fazem a gente querer reler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *