Para todo amante de livro, todo dia é dia de livro, mas nós sabemos que ter um dia especial para esse objeto que tanto valorizamos e apreciamos não apenas eleva sua importância como nos dá a desculpa de mergulharmos mais e mais no mundo das letras, espalhando a sementinha de quem lê não apenas viaja, mas também que a leitura liberta! Aqui vão nossas 8 sugestões para comemorar o dia do livro.

1. Ir a uma contação de história

Ouça. A poesia está em todo canto. Está na fila do pão, no transporte, nas redes sociais, em uma contação de história. Quem disse que adulto não se emociona ouvindo contações? Dê uma zapeada em sua cidade e vá de coração aberto ouvir contadores. A experiência é sempre única.

dia do livro camiseta literária A Poesia está em todo canto

2. Levar seu afilhado para uma livraria

Já viu criança solta em livraria? É como se toda curiosidade contida fosse libertada e ela pudesse explorar e conhecer mundos e cores de mares nunca dantes navegados. Se você não tem um afilhado vale levar o filho de uma amiga ou o filho do vizinho para curtir. As livrarias têm espaços infantis que fazem até adulto se perder em encantamentos.

dia do livro camiseta literária infantil Para viajar basta existir

3. Fazer um curso sobre livro

Por que não conhecer mais sobre o mercado editorial e literário? Por que não fazer um curso sobre livro? Online ou presencial, adquirir conhecimento e experimentar como o mundo dos livros se movimenta e por que aquele lançamento que você tanto aguarda ainda não saiu é uma ótima pedida para comemorar esse dia especial.

dia do livro camiseta literária Escritora & Editora & Livreira Preta

4. Reunir os amigos para ler contos

Que tal criar um clube de leitura noturna e ler madrugada adentro contos que te arrepiam? Se você é notívago e passa horas sozinho pensando em como ler contos pode ser muitas vezes uma atividade solitária, que tal impulsionar um encontro entre amigos que curtem a noite com intuito de inspirar e respirar literatura? Dia 23 de abril pode ser um marco para esse feito.

dia do livro camiseta literária Clube da leitura noturna cinza

5. Sentar em um café e ler

Não existe melhor ou pior, apenas seu spot preferido, aquele que você senta e a luz está perfeita, sua bebida está no ponto certo e tem aquela guloseima que você não encontra em nenhum outro lugar que te conforta quando você para a leitura. Você já ficou apaixonado por um local que não era sua casa? Que tal comemorar o dia mundial do livro sentando em seu café favorito lendo aquela obra que faz você ficar horas mergulhado na história sem nem notar?

dia do livro camiseta literária Certo e Errado Branco

6. Atualizar sua lista de desejos na Amazon e aproveitar as ofertas do dia

Quem nunca passou horas escolhendo títulos que atire a primeira página. Como está sua wishlist na gigante do comércio online? E-book ou impresso, o mundo de possibilidades da Amazon + seu envio rápido é apetrecho certo para um amante de livros. Nesse dia especial, vale super a pena aproveitar as ofertas do dia, sua estante agradece, ou seu Kindle 😉

dia do livro camiseta literária 1000 motivos para ler Preta

7. Dar de presente um livro de editora independente

No dia mundial do livro, que tal fazer diferente e abraçar a causa de uma editora independente? Seja um livro artesanal ou de uma linha mais alternativa, dar voz para empreendedores é sim oxigenar a dinâmica do mercado do livro, sair do seu mundo de bolha e abrir um leque de possibilidades para outros tipos de leitura que podem mudar sua visão de mundo – ou pelo menos te fazer entender que há outros mundos.

dia do livro camiseta literária O que é Literatura?

8. Conhecer uma biblioteca comunitária

Pontes entre literatura e território, as bibliotecas comunitárias são frutos de pessoas que acreditam que o acesso à leitura vai além das histórias que os livros carregam, ou seja, a literatura se faz no território, no prazer de ler, no espaço de convivência. Nascida quase sempre na ausência de políticas públicas, é espaço rico em cultura e diversidade. Só quem já pisou em alguma sabe a potência entre leitores e livros e sua construção de afetos. Que tal passar o dia em uma?

dia do livro camiseta literária Ler não dá sono ler dá sonhos

Qual dessas dicas tem mais sua cara? Conta pra gente nos comentários! =D

Hanny Saraiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *