Em 2021 o educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire completaria 100 anos de vida.

Freire é considerado um dos mais importantes educadores do mundo, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também conhecido como o Patrono da Educação Brasileira. Seu livro mais conhecido é “Pedagogia do Oprimido”, essa obra propõe um método de alfabetização dialético.

Selecionamos 10 frases famosas e que nos fazem refletir:

  1. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
  2. “O educador se eterniza em cada ser que educa.”
  3. “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
  4. “Não existe docência sem discência.”
  5. “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

6. “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

7. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

8. ”Não se pode falar de educação sem amor.”

9. “O que presta no capitalismo, no meu entender, não é ele. Para mim, ele é uma malvadeza em si mesma. Se se pensa na excelência do capitalismo no Brasil, eu me pergunto: que excelência é esta que produz 33 milhões de famintos?”.

10. “Não foram os camponeses que disseram a mim: Paulo, tu já leste Marx? Não, eles não liam nem jornal, foi a realidade que me remeteu a Marx”.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *