Slider

Certa vez, o príncipe dos poetas, o parnasiano Olavo Bilac, escreveu “Última flor do Lácio, inculta e bela” para falar sobre a nossa língua. Foi pensando sobre este singelo verso que a Poeme-se criou uma coleção de camisetas inspirada na Língua Portuguesa. São quatro lançamentos que homenageiam a sexta língua mais falada no mundo. 

Você já parou pra pensar sobre os motivos de tantas gírias e palavras serem criadas e desaparecerem? Isso acontece por um fato que não paramos para pensar com frequência. As línguas são organismos vivos. Sim, as línguas circulam, ganham e perdem termos a todo momento. Se não fosse isso, poderíamos usar o mesmo dicionário sempre, ano após ano. 

Camiseta Última Flor do Lácio

Quando Bilac diz que a língua portuguesa é a “Ultima flor do Lácio, inculta e bela”, ele acaba de colocar séculos de história em uma frase só. Todos sabemos que nossa língua veio a partir – principalmente – do Latim, a língua falada no Império Romano. Mas como ele pode chamá-la de inculta?

Coleção Última flor do Lácio olavo Bilac  AMISETAS INSPIRADA NA LÍNGUA PORTUGUESA

Ver coleçãoÚltima flor do Lácio

O latim que chegou às longínquas terras da Hispânia Ulterior, terra dos povos celtas e lusitanos, veio junto com o exército romano, ou seja, o latim falado era o vulgar, dos soldados. Não era o latim “culto”, falado pelos filósofos e classes dominantes. Mas, ele deu origem a um idioma belíssimo. Ah, o Lácio é a região, na costa do Mar Tirreno, onde surgiu Roma.

E como não podíamos deixar de homenagear um dos mais celebres escritores de língua portuguesa, Camões se faz presente na estampa: O Gigante Adamastor fustiga as naus portuguesas em seu caminho. É uma camiseta para quem ama a pátria: Língua Portuguesa.

Camiseta Árvore Linguística

Para provar a vocês, como eu disse antes, que a língua é um organismo vivo, temos a estampa Árvore Linguística. Nela, está não só o caminho de florescimento do português, como de várias línguas modernas pois, como vocês podem ver, saímos de um mesmo tronco, formamos galhos próximos e demos frutos, cada qual com a sua especificidade e sabor único.

Coleção Árvore Linguística  AMISETAS INSPIRADA NA LÍNGUA PORTUGUESA

Ver coleçãoÁrvore Linguística

A Camiseta Árvore Linguística foi inspirada no incrível infográfico criado pela ilustradora finlandesa Minna Sundberg. Essa camiseta busca aproximar as pessoas do processo de transformação pelo qual todas as línguas passam e ajuda a responder de onde veem o nosso idioma.

Camiseta Bocage o Putanheiro

Inspirada em Manuel Maria Barbosa du Bocage, representante do Arcadismo em Portugal, essa estampa ácida e sacana reflete o próprio poeta. Ele tinha o pseudônimo Elmano Sadino, onde o “El mano” é fácil de descobrir. O Sadino é por causa do seu nascimento, às margens do rio Sado, em Setúbal. Ele era o cara do rio Sado.

Coleção Bocage o Putanheiro camisetas língua portuguesa

Ver coleçãoBocage o Putanheiro

Ele sempre foi muito controverso e desbocado, causando sempre furor social, vivendo entre uma situação financeira complicada e várias desilusões amorosas. Fica a homenagem póstuma da Poeme-se a um poeta lembrado não só por seus poemas líricos, mas principalmente pelos satíricos e eróticos.

Camiseta Eça I Love You

A Camiseta Eça I love You é baseada no mix entre o livro Primo Basílio e a música Amor I Love You, construindo uma narrativa com a contracapa do disco da maravilhosa Marisa Monte: Memórias, Crônicas E Declarações. 

Coleção Eça I love you camisetas língua portuguesa

Ver coleçãoEça I love you

A questão é que Eça era Realista/Naturalista e, com isso, antirromântico. Então, para além dessa reapropriação, só completamos o nosso entendimento ao assistirmos ao clipe da música.

Confira todos os poetas que fazem parte dessa coleção de camisetas inspirada na Língua Portuguesa e nos diga de quem você sente falta. Quem sabe seu escritor favorito não entra na lista, né?


Leia também:

POEME-SE LANÇA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NA LÍNGUA PORTUGUESA mini-bio Rafael Ottati

One Reply to “POEME-SE LANÇA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NA LÍNGUA PORTUGUESA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *