Em tempos de Internet, como saber quem é o autor de uma citação? 

Quem nunca recebeu um e-mail ou whatsapp, do tipo corrente, com um texto emocionante assinado por Luis Fernando Veríssimo? E dias depois, viu uma notícia alertando sobre a falsa autoria? Ou então depois de anos descobre que aquela frase que você tanto gostava na verdade é de outro autor? Investigando sobre esse assunto, nos deparamos com achados interessantes e polêmicos.

Casos clásicos de confusão de autoria:

“Os fins justificam os meios.” – Uma frase que nunca foi dita por Maquiavel. Porém, diversas pessoas creditam a ele. Provavelmente essa frase nasceu através das ideias do filósofo, feita por alguém que apenas buscava resumir suas ideias e pensamentos.

“Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade” – Essa é uma frase do poema MUDE, que comumente era atribuído a Clarice Lispector. Mas na verdade é de Edson Marques (e está inclusive registrado na Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura).

Coleção Clarice Lispector

Ver coleção Clarice Lispector

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” –  O genial Einstein realmente poderia ter dito essa frase. Provavelmente muitos dos que nos lêem aqui já devem ter encontrado em algum lugar tal texto com a referência de sua autoria. Porém, o verdadeiro autor é Oliver Wendell Holmes Sr., médico americano. 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”  Charles Darwin nunca teria dito essa frase. O engano é atribuído a um professor que interpretou as ideias do pai da teoria da evolução.

“Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera” Essas frases fazem parte na verdade de um texto de Martha Medeiros, mas é comum encontrar fontes afirmando ser de Arnaldo Jabor.

“Onde não puderes amar, não te demores” – essa é polêmica! Muitos dizem ser de autoria da pintora mexicana Frida Kahlo. Mas um registro da revista Gazeta Literária afirma ser de Eleonora Duse.

Como saber quem é o autor de uma citação coleção frida kahlo

Ver coleção Frida Kahlo

“Quem não entende um olhar jamais entenderá uma longa explicação” – esse é um clássico caso de uma frase que muitos atribuem a Mário Quintana. Porém, na verdade ela é um provérbio árabe. Como essa confusão aconteceu, é um mistério…

Na Internet, com o grande volume de informações circulando e a pressa em compartilhar um novo achado, vemos diversos enganos por aí. Conheça a mais estampa da mais nova camiseta da Poeme-se com uma frase atribuída a Machado de Assisconfira aqui no site mais detalhes.

Como saber quem é o autor de uma citação camiseta literária citação

Ver coleção Machado de Assis

Agora é com vocês! Queremos aumentar a nossa seleção de frases, contem pra gente nos comentários se sabem de mais casos de autorias atribuídas de forma errada. 😉

22 Replies to “Como saber quem é o autor de uma citação?

  1. Oi, como saber se a citação “não Venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar” é de Cecília Meireles???

    1. Olá Miriam,
      Tudo bem?
      Bom, a citação é mesmo da atribuída em diversas pesquisas que fizemos a Cecília, porém, encontramos outros possíveis autores.
      É importante pesquisar sempre em sites confiáveis de Literatura, Poemas e Poesias.
      Com carinho,

      A Poeta Rayanna
      Equipe Poeme-se

  2. Olá.

    Recebi no dia dos professores a frase abaixo:

    Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com
    mais razão não morre o educador que semeia vida e escreve na alma.

    Quem me enviou creditou-a a Berthold Brecht. Achei que não era possível pois a frase é bem piegas e nada no estilo de Brecht. Procurei na internet e não achei nenhuma referência de verdade. Também há quem a atribua a Piaget (também duvido, aliás).

    Fiquei curiosa. Podem ajudar?

    Obrigada

    Deborah

    1. Olá Deborah,
      Tudo bem?
      Pesquisamos em diversos sites e realmente atribuem a Bertolt Brecht.
      De qualquer forma continuaremos com essa busca.
      Qualquer coisa pode continuar entrando em contato com a Poeme-se.
      Agradecemos a sua contribuição,
      Com carinho,

      A Poeta Rayanna
      Equipe Poeme-se

  3. Olá!
    boa noite! gostaria de saber em que ano o autor Elie Wiesel, disse essa frase, “Nenhuma raça humana é superior; nenhuma fé religiosa é inferior. Todos os julgamentos coletivos estão errados. Apenas os racistas os fazem”

  4. “Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso” – como saber se essa sitação é mesmo de Swami Vivekananda?

    1. Olá Paula, tudo bem?

      Olha, são pesquisas e mais pesquisas. Muito estudo.

      De acordo com o que buscamos por aqui essa citação é de Swami Vivekananda mesmo.

      Com carinho,

      A poeta Rayanna.

  5. “Nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos”

    Gostaria de saber de quem é a autoria. Algumas fontes atribuem a Lya Luft, outras referenciam ao filme Lembranças.

    Como saber?
    Obrigado

    1. Olá Michel, tudo bem?

      Pelas pesquisas que fizemos é uma citação popular. Não se sabe ao certo o autor.

      Agradecemos pela sua interação com a gente.

      Com carinho,

      A Poeta Rayanna.

  6. Olá! Gostaria de saber se a citação : “O esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços” é realmente de Machado de Assis

  7. Olá!

    Por favor, podem informar quem é o verdadeiro criador do pensamento: “Um amigo me chamou para ajudar a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso e fui”?

    Até onde eu consegui pesquisar na internet ela é atribuída a três escritores distintos; Clarice Lispector, Cecília Meireles e Caio Fernando Abreu…

    1. Olá, Joabe. Tudo bem?
      Buscamos essa informação, mas não conseguimos chegar a uma conclusão.
      Continuaremos tentando descobrir. Caso você descubra antes da gente, por favor, nos conte.

      Atenciosamente,
      A Poeta – Daiane.

  8. ola como vai? tenho um artigo para entregar e ia botar essa citação “A Igreja Católica era a maior “Senhora Feudal” européia durante a Idade Media”. so que revirei a internet toda e não achei, podem me ajudar por favor???

    1. Olá, Cibelly. Pelo tempo que passou, você já deve ter entregue seu artigo. Esperamos que tenha conseguido a informação que precisava. Desculpe a demora em responder.

  9. Gostaria de saber de quem é a frase:
    Liberdade não é escolher entre as opções que nós deram, mas poder criar novas opções.
    Me disseram que era de Karl Marx.

    1. Olá, Eduardo. Tudo bem?
      Não conseguimos localizar a autoria da frase, mas vamos continuar tentando descobrir.
      Se você descobrir antes, conta pra gente. 😉

      Atenciosamente,
      A Poeta – Daiane

  10. Olá… Bom dia, Gostaria de saber se a frase:
    “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”
    É mesmo de Leonardo Da Vinci…. Obrigado seria de muita ajuda.

    1. Olá, Juninho. Tudo bem?
      Não temos essa informação agora, mas vamos procurar uma resposta. Se você descobrir primeiro, por favor, conta pra gente.

      Atenciosamente,
      A Poeta – Daiane.

  11. Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
    É creditada ao Einstein mas não creio que seja dele. Sabem de quem é?

    1. Todos os alfarrábios que consultamos dizem que é do Einstein, mas, você sabe: “Na internet, nada é de ninguém” – Caio Fernando Abreu.

      Abraços poéticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *