José de Sousa Saramago, um dos nomes mais importantes da literatura da língua portuguesa está no ar na Poeme-se.

O autor acaba de voltar à nossa loja com um reprint mais que especial (veja aqui a camiseta inspirada em “Ensaio sobre a cegueira”). E porque a gente adora o escritor, sabemos que ele merece esse espaço aqui no blog pra contarmos então sobre as curiosidades de Saramago, vem ver:

– Nascimento:
Nasceu no ano de 1922, em Azinhaga, Golegã, Portugal.

– Principais obras de José Saramago:
O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio Sobre a Cegueira, Caim, O Conto da Ilha Desconhecida… Só para citar algumas!

– Não só de romances vivia Saramago…
Ele foi autor de peças teatrais, contos, poesias, crônicas.

– Prêmios:
Ganhador do Nobel de Literatura em 1998 e do Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa).

– E o livro vira filme! 
Seu “Ensaio sobre a Cegueira” transformou-se em uma adaptação para o cinema, que foi lançada em 2008. O filme é dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Trecho do filme de Meirelles.
Cena do filme de Meirelles.

– Estilo da escrita:
Saramago desenvolveu um estilo único, portanto assumia verdadeira cumplicidade com o leitor como narrador. Além do mais notável: a peculiar maneira de pontuar suas frases. Raro encontrar pontos finais, quando o uso das vírgulas é bem mais constante.

– Polêmico
O escritor não tinha papas na língua para expor suas opiniões e em virtude disso, se dizia desafeto da Igreja Católica, George W. Bush e do governo israelense.

– O Evangelho segundo Jesus Cristo
Nessa obra, o autor foi amplamente criticado por setores que acusavam o livro de herege, uma vez que o tratamento à figura de Jesus era controverso e suscitou diversas discussões morais e até políticas.

– Exílio
No ano de 1992, Saramago muda-se então para as Ilhas Canárias, fato que ocorreu justamente logo após o governo português bloquear a nomeação de “O Evangelho segundo Jesus Cristo” para concorrer a um prêmio literário europeu.

– Morte
O escritor veio a falecer em virtude de leucemia crônica, em 18 de junho de 2010. Tinha 87 anos.

Em vista disso, pra quem aprecia Saramago, não deixe de ver todos os detalhes dessa camiseta inspirada em “Ensaio sobre a Cegueira” e também outros produtos de Saramago:

quem foi jose saramago

Camiseta Literária – Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo:

Porta copos Saramago:

 

Agora é com você: queremos aumentar a nossa lista de curiosidades de Saramago. Conte pra gente nos comentários mais algum fato da vida do autor que você ache interessante.

curiosidades-de-saramago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *