Slider

Então é Natal… Não, não vou cantar as musiquinhas tradicionais. Ao contrário, ao invés de te deixar com essa música chiclete na cabeça, vim aqui pra te dizer que eu tenho dicas de presentes de Natal temáticos.

Eu sei que dar presente é uma arte, fica mais difícil quanto menos conhecemos a quem vamos presentear. Por isso, resolvi separar aqui por categorias, que vai facilitar a sua busca ou dar uma ideia de última hora. Mas olha, não deixa pra cima da hora não, hein.

De todos que entram aqui diariamente, consegui traçar os seguintes perfis: amantes de filosofia, cinéfilos, pessoas politizadas, apaixonados por música e fãs de terror. O grande conjunto união é que todos, sem exceção, amam a literatura.

Amantes de Filosofia

Penso, logo existo. Essa máxima de Descartes ajuda a definir séculos de pensamento filosófico ocidental, pois a filosofia está aí para questionar. É o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem.

Para essas mentes questionadoras, temos o aforismo educacional de Sócrates; o questionamento sobre a realidade, de Herbert Marcuse; o próprio René em seu kart; razão x mente de Pascal. Lembrando que não são somente camisetas poéticas, mas temos as estampas em pequenice. Quer saber o que são as pequenices? Vai lá no nosso perfil no Instagram, o @vista_poemese.

dicas de presentes de Natal coleção de camisetas de filosofia

Ver coleçãoCamisetas de filmes

Cinéfilos

Em 1912, Ricciotto Canudo definiu o Cinema, a “arte de colocar a fotografia em movimento, como a sétima arte. Anos antes os irmão Lumière surpreenderam o mundo com o seu cinematógrafo. Depois disso, toda uma indústria foi se criando ao redor desse entretenimento que encanta gerações.

Para quem leu Júlio Verne, o seu famoso Da Terra à Lua, temos uma camisa em homenagem a Georges Méliès, que fez um dos melhores filmes mudos com essa temática; o grande Carlitos não fica de fora, Charles Chaplin também tem a sua estampa; o cruzamento entre literatura e cinema está também presente na camiseta da Sociedade dos Poetas Mortos; Mas, o cinema contemporâneo não está de fora, Bacurau presente!

dicas de presentes de Natal coleção de camisetas de cinema

Ver coleçãoCamisetas de filmes

Politizados

O ser humano é um ser político por natureza, como já dizia Aristóteles. Essa política está diretamente ligada à moral. Então, essas estampas são para aquelas pessoas que estão antenadas nos últimos acontecimentos, quem não quer pagar o pato ou acham que às vezes, muita besteira sai da boca de “gente importante”.

O que está mais fresquinho na prensa é a Coleção Revolução Russa. Tem Marx, Lênin, Maiakovski e Gramsci; das mais tradicionais, recomendo nosso saudoso Nelson Mandela. Então, prefiram uma Intervenção Literária já, pois Um Povo que Lê não se Submete.

dicas de presentes de Natal coleção de camisetas de política

Ver coleçãoCamisetas políticas

Música

Não conhecemos nenhuma cultura humana que não tenha relação com a música. A noção de ritmo está inerente ao ser humano. A música fala ao coração. E já que “as rosas não falam”, eu digo: temos estampas musicais para todos os gostos. Samba, MPB, Pop e muito mais.

No samba temos os grandes C’s: Cartola, Candeia, Chico Santana e o mestre Casquinha; Na MPB, nós temos Belchior, Chico Buarque, Caetano Veloso e Marisa Monte (dividindo os louros com Eça de Queiroz); e no Rock Brazuca temos o grande maluco beleza, Raul Seixas.

dicas de presentes de Natal coleção de camisetas de música

Ver coleçãoMúsica

Fãs de Terror

Por fim, fãs de terror são aqueles que tem o coração em dia. Mas tem dois tipos de fãs: os que gostam de jump scare, os sustos a todo momento, e os que gostam de um terror mais psicológico. No conjunto união entre os dois lados, pessoas normais assustam.

Para os fãs de jump scare, nada melhor que Pet Sematary, Bram Stoker e Mary Shelley. Mas, pra quem gosta do terror psicológico, temos o mestre H. P. Lovecraft.

dicas de presentes de Natal coleção de camisetas de filmes de terror

Ver coleçãoTerror na Literatura

A Poeme-se deseja a todos vocês um Feliz Natal repleto de literatura.

Lembre-se: vista poesia, vista Poeme-se!


Leia também:

Mini-bio Mário Felix

One Reply to “Dicas de presentes de Natal temáticos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *