Hoje é dia de mais um portelense aportar em nossa coleção que homenageia os grandes do samba! Vem conhecer mais da história desse grande sambista, José Flores de Jesus, que inspirou a camiseta Eu sou o samba de Zé Keti e confira a letra da música!

Sou eu quem levo a alegria para milhões de corações brasileiros

Zé Quieto ou Zé Quietinho é considerado uma das maiores lendas do samba de todos os tempos. O apelido de José Flores de Jesus veio da personalidade mais tímida, introvertida. Mas nem por isso deixou de mostrar seu talento aos quatro cantos. 

Grande compositor da escola de samba Portela, Zé Keti é figura fundamental das páginas da música popular brasileira. Sua primeira marcha carnavalesca foi: “Se o feio doesse”.  E o primeiro samba que compôs foi “Tio Sam no Samba.

Eu Sou o Samba de Zé Keti

A música de maior sucesso de Zé Keti leva o título de “A voz do morro”, mas é conhecida por muitos por “Eu sou o samba” – devido ao primeiro verso forte e contagiante da música.

Sua composição foi gravada por Jorge Goulart e teve o arranjo de Radamés Gnattali, que fez parte da trilha do filme “Rio 40 graus”, de Nelson Pereira dos Santos. Uma curiosidade é que nesta película, Zé Keti foi segundo assistente de câmera e ator, além de ter emplacado nesse mesmo filme outra de suas composições, a música “Leviana”.

Veja a letra completa da música “A voz do morro”

camiseta-eu-sou-o-samba-de-ze-ketiEu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz

O sambista Zé Keti morreu de falência múltipla dos órgãos aos 78 anos em 1999. E agora é homenageado pela Poeme-se junto com outros grandes da Portela como Casquinha, Candeia, Waldir 59 e Tia Doca.

No último domingo, 18, a Portela organizou uma homenagem ao grande compositor Zé Keti, com um evento junto ao Departamento Cultural da escola. Veja algumas fotos:

poemese eu-sou-o-samba-de-ze-keti eu-sou-o-samba-de-ze-keti-poemese portela-eu-sou-o-samba-de-ze-keti eu-sou-o-samba-de-ze-keti-portela

eu-sou-o-samba-de-ze-keti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *