Black friday literária da Poeme-se

Ver Oferta – Mês do Black Friday na Poeme-se

Olhamos para o calendário e mal acreditamos que já se passou um ano desde a última LER! O Salão Carioca do Livro tá aí batendo nas nossas portas: ele acontece entre os dias 20 e 24 de Novembro de 2019 — de quarta a domingo. Este evento está na sua terceira edição e acontece desde 2016 neste formato robusto e cheio de atrações.

A LER é muito mais do que um evento de livros. Sua amplitude abarca diversas formas de arte, de maneira que é possível vermos peças de teatro, contações de histórias, debates, palestras, atividades lúdicas para crianças, shows pocket de música e mais! Tudo isso é possível porque o evento acontece na Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro, que fica à Avenida Presidente Vargas, muito próxima ao Campo de Santana.

Ler - coleção literária Machado de Assis

Ver coleçãoMachado de Assis

Quanto a esse parque, que também é conhecido como “Campo da Aclamação”, precisamos dizer que, apesar de sua importância histórica, ele passou as últimas décadas meio abandonado. Este ano, como uma forma de revitalizá-lo e conectá-lo à vida dos cariocas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro ampliou ainda mais a LER e, com isso, parte das atrações ocorrerá nesse Campo. Uma passarela fará o acesso do parque à Biblioteca e vice-versa. Desta maneira, não só os frequentadores do evento poderão usufruir do ambiente externo e repleto de monumentos históricos, como visitantes habituais desse parque terão o convite aberto para entrar na biblioteca. Quem sabe novos leitores não serão formados através dessa atitude?

A LER tem como objetivo ser acolhedora, aberta e estimulante. Isso se reflete tanto na conexão com o Campo de Santana, quanto com a programação plural que eles já divulgaram oficialmente. E olha: tem para todos os gostos! Nós, os #BARBARDOS da Poeme-se, a empresa mais poética deste Brasil, separamos algumas sugestões para vocês. E saibam que estaremos lá com nosso habitual estande, marcando presença com os nossos produtos literários.

Vamos aos eventos selecionados pelos #BARBARDOS? Marca aí:

Ler - coleção literária Era uma vez

Ver coleçãoEra uma vez

Primeiro, se liga no espaço ERA UMA VEZ, no Campo de Santana. O nome já entrega o jogo, né? É um lugar especial para crianças e histórias infantis. Tem momentos de contação de história todos os dias — das 10:00 às 12:00 na quarta, para começar a LER com o pé direito —, mas tem também vários debates com autores e ilustradores de livros infantis. Na quarta-feira, dia 20/11, às 14:30, tem o debate “Traços e Tramas”, com Kiussam Oliveira e Sonia Rosa. Na quinta-feira, dia 21/11, às 18h, tem o “Slam da Ilustração”, com Marcelo Pimentel, Roger Mello, Ivan Zigg e Luciano Pontes. E no Domingo, para fechar, às 16:30, tem o “Conversas com os autores de Donana e Titonho” Ninfa Parreiras e André Neves.

Destacamos também o ESQUINA DO AUTOR INDEPENDENTE, nessa área externa. Na quarta-feira, dia 20/11, Dia da Consciência Negra, tem o lançamento do livro “No Quintal da Vovó Lydia”, da autora Anamô. Ela foi uma das professoras homenageadas no Mês de Outubro e você pode saber mais sobre ela nesta matéria aqui no nosso blog. No mesmo dia 20/11, às 14h, tem a Roda de Conversa: Literatura Negra e coletivos, com Lia Vieira e Ele Semog.

Ler - coleção literária Elisa Lucinda

Ver coleçãoElisa Lucinda

Dentro da Biblioteca Parque, destacamos o ESPAÇO ACESSIBILIDADE. Haverá muita contação de história por lá também, além de peças teatrais e debates. Elisa Lucinda estará lá na Sexta-feira, dia 22/11, às 17h, no evento “A força das palavras”. Também no dia 22, às 19h, para encerrar o dia, ocorrerá um workshop muito bacana para quem sonha em ser um escritor: “A Descoberta da Criatividade na Literatura”.Tem também a Oficina de Roteiro, no Domingo dia 24/11, às 11h, hein!

O PALCO DA PALAVRA, também dentro da Biblioteca Parque, está repleto de eventos fantásticos. Na quarta, 20/11, às 15:45, a Juliana Leite, vencedora do Prêmio Sesc 2018, estará lá batendo um papo com Luisa Geisler (autora de Enfim, Capivaras) e Emilia Ferraz. No mesmo dia, às 17h, o Michel Melamed estará lá conversando com Bruno Padilha, na atividade “Interpretação e as novas linguagens tecnológicas”. Na quinta-feira, dia 21/11, às 12:45, o bate-papo “Rap e Cordel”, teremos a Amanda Coronha e Jarid Arraes. Na sexta-feira, dia 22/11, às 17h, o autor Pedro Salomão (do livro Lyderez), subirá ao palco. No sábado, dia 23/11, às 18:15, o Leonardo Munhoz e a Stephane Chao baterão um papo com a escritora Aline Bei. Aliás, leia uma entrevista curtinha com ela aqui neste link!

coleção literária Aline Bei

Ver coleção – Aline Bei

Para terminar, vamos falar dos debates que ocorrerão no Café do Livro SESC/RJ? Saca só: na quinta-feira, dia 20/11, às 15h, teremos o “Fazendo história”, com o Alberto Mussa, a Eliana Alves Cruz e o Vagner Amaro; às 16:30, teremos o “Coisas nossas”, com Renato Nogueira e Luiz Antonio Simas; na sexta-feira, às 15h, o crítico literário Mateus Baldi conversa com Henrique Rodrigues e José Almeida Jr., ambos escritores e conhecedores de Machado de Assis; às 19:30, os gigantes Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Arthur Dapieve baterão um papo sem dúvidas bacanudo! Mas olha, não ache que isso é tudo, não, porque no domingo, dia 24/11, há a historiadora Mary Del Piore (às 11h), Lobão com Ricardo Lísias (às 15h), Ondjaki com Lourenço Mutarelli (às 16:30), e, pra fechar, Elza Soares com Zeca Camargo e Flavia Oliveira (às 19:30).

Nós, os #BARBARDOS da Poeme-se, estaremos por lá e é bem capaz de você ficar na fila junto com a gente pra ver essas pessoas incríveis, hein! E não fique acanhado: venha falar com a gente e tirar uma foto. 😉


Leia também:

LER 2019 mini-bio Rafael Ottati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *