Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar

Você já torceu na noite do Oscar para que um filme cujo a história veio de um livro que você ama muito ganhasse o prêmio? E já parou para pensar que categoria é essa?

Pois bem, o Roteiro adaptado é exatamente adaptar algo que já existe, seja no formato livro, peça de teatro, série de tv ou até mesmo um filme anterior, em um novo filme. Basta olharmos os candidatos desse ano para entendermos melhor o cenário: A Balada de Buster Scruggs dos famosos irmãos Ethan e Joel Coen, mostra durante o longa um livro abrindo e fechando enquanto as 6 histórias são contadas. Mas se engana quem pensa que o filme é baseado em um livro, ele foi na verdade escrito durante 25 anos pelos irmãos para ser um produto da TV e acabou indo parar na maior rede de streaming: a Netflix. Por isso é considerado roteiro adaptado. Não foi escrito originalmente como um filme, os irmãos em entrevistas pensaram até mesmo em transformar em peça de teatro.

Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar A balada de Buster Scruggs

Nasce uma Estrela que tem Bradley Cooper e Lady Gaga como um casal embalado por lindas músicas e muito sofrimento, também concorre nessa categoria, afinal é a quinta versão desse filme, muitas coisas não são iguais aos filmes anteriores então a Academia o encaixou nesse quesito.

Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar Nasce uma estrela

Porém, a maioria dos filmes que concorrem se encaixam na categoria por serem adaptações de obras literárias. Poderia me perdoar? É uma autobiografia de Lee Israel que nas telonas ganhou vida com Melissa McCarthy a interpretando (o que também lhe rendeu uma indicação na categoria Melhor atriz), o livro foi lançado nos Estados Unidos em 2008 e foi um best seller, com isso os estúdios se interessaram em comprar os direitos e pudemos conferir o resultado esse ano.

Ver na tela livros que nos emocionaram é ainda mais interessante, deixei dois de meus favoritos com tema extremamente relevante para o final, mas de forma alguma são menos importantes.

Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar Poderia me perdoar

Se a rua Beale falasse é um livro escrito por James Baldwin em 1974. O autor aborda racismo envolvendo policiais nos Estados Unidos e o protagonista é preso injustamente por causa disso. Difícil não se emocionar com o livro, impossível não se emocionar no cinema. Merecidamente o longa foi adaptado e o tema infelizmente não ficou para trás, racismo ainda faz parte dos dias de muitos negros, em muitos países incluindo o nosso.

Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar Se a Rua Beale falasse

Se o filme citado acima merece que muitas pessoas saibam de sua história, Infiltrado na Klan escrito por Ron Stall Worth não fica atrás. O livro foi publicado em 2014, a história é baseada na dele própria já que foi o primeiro policial negro do Colorado, como agente se infiltrou na Klu Klux Klan conseguindo prender vários integrantes. O filme veio pelas mãos de Spike Lee e é uma obra-prima.

Livros adaptados que estão concorrendo ao Oscar Infiltrado na Klan

E vocês, quais filmes indicados nessa categoria já assistiram?

O Oscar acontece dia 24 de fevereiro, fiquem ligados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *