Focado em voltar às aulas, começar uma pós, um mestrado, prestar o vestibular? Não importa o motivo para adentrar ao mundo dos estudos, o que devemos sempre ter em mente é a celebração da liberdade de expressão. Em uma sociedade onde livros foram – e são – banidos por suas linguagens, temas ou polêmicas, a literatura censurada deve ser evitada a todo custo para que possamos viver em mundo mais justo e democrático. Sabia que muitos livros que você ama já foram censurados?
1. 1984, de George Orwell
O livro, que é uma crítica aos regimes totalitários e ao poder excessivo, foi censurado nos Estados Unidos e taxado como literatura pró-comunista. Publicado em 1948 quando a Guerra Fria já estava aí, na União Soviética também foi vetado por ir contra o regime stalinista. O que seria 1984 a não ser uma literatura reflexiva sobre os tempos passados que parecem mais atuais do que findos?
2. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Também abordando governos totalitários, questionando avanços científicos e a questão da felicidade a qualquer custo, Admirável Mundo Novo foi banido de bibliotecas americanas por ser considerada uma obra que incentivava o uso de drogas e promiscuidade sexual. Em um mundo onde Rivotril reina, Huxley super estimulava o uso, né?
3. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
O mundo de bruxaria criado pela autora inglesa foi banido de algumas escolas dos Emirados Árabes Unidos pelo seu tema. Já no Ocidente, a saga foi criticada por instituições conservadoras americanas e brasileiras que acreditavam que a jornada do bruxo órfão conteria ocultismo, feitiçaria e falsa religião. “É LeviÔsa, não LeviosÁ.”
4. O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós
Quando um padre se apaixona e se envolve com uma mulher em 1875 num universo fictício, quem disse que a Igreja Católica deixa passar despercebido? Alvo de protestos devido ao conteúdo erótico x o celibato clerical, o livro de Eça de Queirós foi banido em escolas de Portugal.
5. Feliz ano novo, de Rubem Fonseca
No período de ditadura militar brasileira muitos livros foram censurados pelo DIP e um deles foi Feliz Ano Novo. Com a justificativa de ferir a moral e os bons costumes, os contos do autor foram recriminados em 1976. Muitas pessoas diziam que o livro era “pornografia pura” e pregavam que o autor fosse preso. Conhecido por sua linguagem brutal e crua e uma visão direta das cidades, o livro foi censurado oficialmente pelo Ministro da Justiça de Geisel.
6. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll
Oi? Até Alice? Sim, na China de 1931 o livro foi abolido porque os animais usavam a mesma linguagem que os humanos, ficando no mesmo nível hierárquico. Nada de conversar com seu gatinho e ele responder, viu?
7. O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
Cristo foi tema do autor português, mais conhecido por ser ateu, e recebeu intensas críticas da Igreja Católica portuguesa. Na obra, o autor aborda um Jesus mais humanizado com uma suposta relação com Maria Madalena. Vetado no processo de seleção de obras do Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLL), o livro foi descartado do processo – ‘Este livro não, porque ofende’, nas palavras do autor.
Conhece algum livro que foi censurado atualmente? Conta pra gente nos comentários. =D