Nova camiseta: Patativa do Assaré

Para aumentar nossa coleção, nada melhor do que homenagear então um dos grandes nomes da poesia nordestina, Patativa do Assaré. Não coube tanta poesia em si. Além de poeta, foi compositor, cantor e improvisador. Assim sendo, vem conhecer a rima desse artista!

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré tem esse apelido devido à junção de Patativa – referência à ave de mesmo nome. Com isso, o cantor tinha a poesia comparável à beleza do canto da ave. E Assaré é o nome da cidade onde nasceu, em 1909. Desde pequeno, mesmo com pouco estudo, fazia repentes para se apresentar nas festas da região. Em primeiro lugar nas suas publicações está seu livro “Inspiração Nordestina”, em 1956, que mais tarde teria algumas modificações e passaria a se chamar “Cantos do Patativa 2”. Depois, lançou mais outras diversas obras. 

O destaque de sua obra poética está na marcante oralidade de Patativa, que emprestava voz, entonação, ritmo e linguagem corporal para dar mais expressão aos versos. Contudo, mesmo após os noventa anos de idade, o artista guardava na memória cada um de seus versos. Casou-se e teve nove filhos.

Em m resumo, Patativa, mesmo com o sucesso, nunca deixou sua cidade e o trabalho na agricultura.  Enfim na mais nova camiseta da Poeme-se trazemos sua frase: “Meu verso é como a simente que nasce inriba do chão, não tenho estudo nem arte, a minha rima faz parte das obras da criação.

Compre aqui a camiseta Patativa do Assaré.

camiseta-poesia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *