A vida tem dessas coisas, encontros fantásticos capazes de mudar pessoas, de mudar o mundo. Tivemos a felicidade de conhecer uma iniciativa incrível no Rio das Pedras, comunidade da cidade do Rio de Janeiro que de carente só tem o que o senso comum lhe atribui. Nosso impressor Paulo Cesar, que é cria da comunidade, sempre diz que o Rio das Pedras é um lugar cheio de potência e iniciativas criativas relevantes. Paulo e Rayanna, responsável pela comunicação, foram à biblioteca e levaram alguns presentes da Poeme-se.

Visita à Biblioteca Wagner Vinicio

O famoso: “Nem te conheço direito mas já te considero pacas!”. É assim que Rayanne definiu o encantamento com essa iniciativa gerida pelo querido Carlos, mediador de leitura, pela super atenciosa Luzia, que cuida de toda parte de comunicação e organização do projeto e pela Simone, que infelizmente não conheceu pessoalmente, mas de certo também é um ser humano que faz a diferença no cenário literário do nosso país.

O projeto da Biblioteca Wagner Vinicio conta com uma linda história. Tendo o início das atividades em 2006, o cantinho mágico de Rio das Pedras já passou por diversos ciclos e etapas. Por isso convidamos vocês para conferir por inteiro o relato dos colaboradores no nosso vídeo do IGTV do Instagram! Vem!!!

Doações de livros

O nosso colaborador Paulo, responsável por imprimir as camisetas literárias foi o protagonista desse encontro por ser morador da comunidade. Ele entregou poesia em forma de camisetas para contribuir com o dia a dia da Biblioteca Wagner Vinicio. Afinal, esse é o nosso jeitinho de poemar né?

Os colaboradores ressaltam que todos podem doar livros para o projeto. Porém, a única ressalva é serem sempre livros literários. Se os livros forem didáticos como diz a Luzia: “o lugar certo para direcionar suas doações são as escolas.” =)

Destaques literários

Layanne, de apenas 7 anos, fez seu cadastro na biblioteca em 2017 e  passou a frequentar as atividades de mediação de leitura, leitura compartilhada , mediação de empréstimos e também mostrou interesse na forma como os livros são organizados nas prateleiras.
E assim foi que de janeiro até 12 de dezembro de 2018 Layanne pegou emprestado 114 livros e é a criança que mais pegou livros emprestados na BIblioteca Comunitária Wagner Vinício em 2018!
Layanne não faz parte dos 44% da população brasileira que não é leitor ( fonte: 3a Edição da pesquisa retratos da leitura no Brasil).
Layanne não faz parte dos 44% não leitor porque a Biblioteca se faz presente na vida dela e realiza um trabalho diário na formação de leitores.

De fato a Biblioteca Wagner Vinicio é um projetos encantador e que modifica o mundo através da literatura. Desejamos que essa linda iniciativa seja duradoura e proporcione a todos do rio das pedras muitos e muitos momentos poéticos!

Endereço: Estrada de Jacarepaguá, 5441 quadra I casa 55 Rio das Pedras – Rio de Janeiro

Quer ajudar? entre em contato com os responsáveis pela biblioteca no e-mail: bibliotecacomunitariawv@gmail.com

Vamos juntos espalhar literatura pelo mundo?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *