A maior parte das crianças em idade escolar já se deparou com essa expressão e com certeza se perguntou: Por que o dicionário é chamado de Pai dos Burros? No Abril Literário da Poeme-se, vamos homenagear o dicionário, as palavras, o saber!

A origem exata de “Pai dos Burros” não se tem. Alguns contam que a expressão popular veio justamente de um dos nomes mais famosos dicionários do Brasil, o Dicionário Aurélio. O pai de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira era fabricante de carroças e sempre fora muito elogiado pelo excelente trabalho, que beneficiava tanto os passageiros, quanto os animais – os burros – que puxavam a engenhoca. Assim, seus clientes ficavam tão satisfeitos que muitas vezes diziam não ter palavras para expressar a gratidão. O então menino Aurélio criou seu primeiro dicionário ao anotar diversas palavras que os clientes de seu pai poderiam utilizar para elogiar seu trabalho.

O dicionário é um dos instrumentos de conhecimento mais importantes que temos alcance em uma biblioteca. Em abril de 2010 contavam-se cerca de 435.000 verbetes disponíveis no Aurélio Online. Já que essa lista só aumenta com o tempo (blog, clone, internet – são palavras recentes, por exemplo) fomos procurar as maiores curiosidades da maravilhosa língua portuguesa:

– Quais palavras da língua portuguesa não tem tradução em outras línguas?
A palavra saudade já é clássica nessa lista. Mas sabia que cafuné, farofa, malandro e malemolência são outras palavras que você precisará buscar sinônimos quando estiver em outros países? Embora provavelmente você não conseguirá expressar o verdadeiro significado delas…

– Qual é a maior palavra da língua portuguesa?
Ela tem 46 letras e foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss: Respirem fundo e tentem falar em voz alta: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (ufa!). E seu significado? “Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas”.

Mas você deve estar mais familiarizado com “anticonstitucionalissimamente” – que tem 29 letras e detinha o título anterior de maior palavra.

– Regionalismos
Mandioca ou Aipim? De nosso Brasil tão vasto cada região criou com o tempo expressões próprias que foram nascendo ao longo dos anos e passadas de geração em geração. Quer ver? Região Nordeste – “Sustança” – que significa a energia dos alimentos. “Quero comer algo que me dê sustança” / Região Sul – “Campo santo” – significa cemitério / Região Norte – “Grife do varal” – criativa expressão para denominar roupa roubada. E tantas outras!

– Palavras que caem no esquecimento com o tempo
Ao mesmo tempo em que surgem novas palavras todos os dias (imagine só agora com a velocidade das informações e inovações que surgem. Por exemplo, o verbo tuitar,

Mas existem palavras que estão sumindo do nosso vocabulário diário e que antigamente eram bem comuns. Para citar algumas: Quiprocó (confusão), Chumbrega (estranho, feio), Carraspana (também conhecida como bebedeira).

– Palavras que poucas pessoas conhecem
Eis aqui uma breve lista com palavras que provavelmente você nunca utilizou e não se lembra de ter visto na sua última consulta ao dicionário: Humifuso (que se dispõe sobre o solo, rasteiro); Babiaque (nome comercial da casca da árvore-da-goma-arábica); Reproche (censura) e Undívago (aquilo que vaga sobre as ondas; flutívago). Ficou com vontade de abrir o dicionário para conhecer mais palavras?

– Quantas palavras uma pessoa em média conhece?
Na língua inglesa, estima-se que um americano acima da média conheça cerca de 8000 palavras, o que é um pouco mais do que uma pessoa precisaria dominar, pois até mesmo os acadêmicos das universidades teriam o conhecimento de uma média de 6000 palavras.

No Abril Literário da Poeme-se, estamos com lançamentos especiais para quem ama o mundo da literatura. A nova camiseta da coleção vem com muito humor para homenagear esse que é um dos Instrumentos de conhecimento mais importantes da biblioteca, o dicionário. Um viva ao léxico! Camiseta o Grande Pai:

Por que o dicionario e chamado de Pai dos Burros

Veja aqui outras camisetas do Abril Literário:

Citação

 

Fontes consultadas:

Universia 

Brasileiros nos Estados Unidos

NCultura

Letras Marques

por que o dicionario e chamdo de pai dos burros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *