Ao longo da história, a humanidade tem adaptado o seu sistema educacional para formar o indivíduo para estar melhor inserido na sociedade. Com o avanço da modernidade, deixamos de lado o pensamento comum da Renascença, de tratar as crianças como uma versão miniaturizada dos adultos. Assim, ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, pensadores se dedicaram a entender a criança e lutar por uma educação mais abrangente.

Não pense que a escola é um instrumento de tortura, muito pelo contrário, ela tem por objetivo ensinar de tudo um pouco para a criança, para que ela tenha condições de sobreviver na sociedade. A educação contemporânea começa onde menos imaginamos: na Idade Média.

É engraçado pensar que, em uma época que se intitula como “Idade das Trevas”, tenhamos um pensamento educacional que começa a formatar um currículo que se tornaria o que temos hoje. Lá, o currículo consistia no Trivium e no Quadrivium. O Trivium era composto de três disciplinas: Lógica, Gramática e Retórica; o Quadrivium possuía quatro: Aritmética, Música, Geometria e Astronomia. Só que, somente séculos mais tarde, a educação seria um direito amplo e irrestrito.

Camiseta literária Objetivo da Educação

Ver coleçãoJean Piaget

A partir do desenvolvimento das teorias científicas do Século XIX, diversos teóricos desenvolveram estudos para interpretar o desenvolvimento humano em sociedade. Esses estudos se estenderam às escolas, também por entender que ela é uma micro representação da sociedade. Então, passou-se a estudar o agir pedagógico.

Maria Montessori foi uma médica que se tornou uma pioneira no campo da pedagogia ao valorizar o próprio aluno. Para ela, a educação é uma conquista da própria criança, pois nós nascemos com a capacidade de ensinarmos a nós mesmos, se tivermos as condições corretas para isso: liberdade, atividade e individualidade.

Por uma Educação mais Abrangente 
- Camiseta literária Paulo Freire

Ver coleçãoPaulo Freire

B. Frederic Skinner dizia que o ser humano é resultado de uma combinação de sua herança genética e das experiências que ele vai adquirindo na interação com o seu ambiente. Assim, o fator mais importante no condicionamento da criança não são os estímulos que antecedem às respostas, mas, sim, os estímulos que as reforçam. É a memorização

Jean Piaget baseava sua teoria na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases dessa evolução e aquisição de conhecimentos. O processo educacional acontece através da vivência concreta e dos jogos. O aluno é o agente da aprendizagem e o professor o organizador das situações.

Paulo Freire acreditava que o necessário para o aprendizado é o compartilhar do saber através de um processo de uma troca mútua do conhecimento. O educador deve conduzir o aluno na percepção da leitura do mundo que o cerca, pois só é possível conquista o saber se aprendermos a analisar o mundo em que vivemos. Pelo seu método de alfabetização de jovens e adultos e o pensamento de uma escola com mais vivência e participação de todos, tornou-se o nosso patrono da educação.

Canecas poéticas Poeme-se

Ver coleçãoCanecas Poéticas

Por admirar as propostas educacionais dos pensadores que revolucionaram a educação e apoiar a luta por uma educação mais abrangente, a Poeme-se homenageia pessoas como Piaget, Montessori e Paulo Freire, pois entendemos que são inspirações para professores país afora que, mesmo com todos os problemas, batalham pela verdadeira educação.


Leia também:

perfil Mario Felix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *