Se eu te perguntar que dia é comemorado o dia da poesia, você saberia me responder? Imagino que teria dúvidas, não é verdade? Exatamente por esse motivo, resolvi contar pra vocês as confusões nacionais em relação ao tema e tirar essa dúvida de uma vez por todas.

Fato é que desde 1968 comemorava-se o dia nacional da poesia em 14 de março, homenageando Castro Alves – ele, que recebeu o título de O Poeta dos Escravos e participou do movimento romântico, foi considerado por seus contemporâneos como o maior poeta de seu tempo. São esses motivos mais do que suficientes para uma homenagem dessa grandeza. Ao lermos suas obras como Espumas Flutuantes e Hinos do Equador, percebemos que ele, de fato, tem méritos, muitos méritos.

Dessa forma, o dia da poesia, destacando o poeta abolicionista, foi sugerido pelo então deputado federal João Alves – Do ARENA, no ano de 1977, como projeto de lei (PL 3308/1977) link do projeto de lei.

Esse projeto de lei para homenagear Castro Alves, contudo, segundo consta, nasceu de um movimento coordenado pelo grêmio brasileiro de trovadores que, na ata do dia 02 de julho de 1968, aconselhados pelo poder vigente, estabeleceram o dia 14 de março como dia da poesia.

“Assim sendo. Exmo Sr. Prof. Dr. Luiz Viana Filho DD. Governador do Estado, Ex.mo Sr. Dr. Antônio Carlos Magalhães DD. Governador da Cidade de Salvador, demais autoridades presentes e o povo em geral. A Diretoria Nacional do Grêmio Brasileiro de Trovadores declara implantado, nesta solenidade pública, o Dia Nacional da Poesia, na data de quatorze de março, aniversário do grande Castro Alves, o qual será, oficialmente instituído, por lei, conforme consta do referido oficio. Não havendo outro assunto a ser considerado. foi encerrada a sessão com a lavratura da presente ata. a qual vai assinada pelo Presidente, autoridades presentes e demais diretores.
– Antônio Carlos Magalhães. Prefeito de Salvador.”

Todas essas informações encontram-se no documento arquivado nos anais da Câmara Legislativa, confira aqui.

Só que no Brasil as coisas não funcionam muito como imaginamos. Esse projeto de lei nunca foi aprovado. Ele foi arquivado no dia 01/02/1987 no legislativo nacional. O que NÃO aconteceu no imaginário das pessoas.
Ocorre que 47 anos após o movimento originário que criava o dia da poesia na data de 14 de março, a presidenta Dilma Rousselff, no dia 02 de junho de 2015, sanciona uma lei proposta pelo Senador Álvaro Dias, Do PSDB Do Paraná. A lei Nº 13.131 diz: “é instituído o Dia Nacional da Poesia a ser celebrado, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade.” confira a lei aqui.

Não há o que se falar da figura de Drummond e sua importância para a literatura brasileira, contudo, no momento em que o fio da história se perde, a conexão com os que vieram antes se rompe, fragilizamos a nossa cultura, negligenciamos nossas referências.

Apesar de finalmente existir uma lei que torna real o que durante décadas figurava no peito dos amantes da poesia. Por aqui, na Poeme-se, acreditamos que o Brasil tem duas datas para comemorar o dia da Poesia e assim o faremos, celebrando castro Alves e Drummond. Afinal, o que importa é lembrarmos dela: a poesia!

Mas agora eu quero saber a sua opinião: o que você achou da mudança da data?


Leia também:

One Reply to “Que dia é comemorado o dia da poesia?”

  1. Acredito que o dia 14 de março deve ser o mais indicado como dia nacional da poesia.. Não só por causa da importância de Castro Alves como também por ter sido escolhida antes da indicação de Carlos Drumond pela ex presidente mineira Dilma Rousseff . Nada contra o grande poeta mineiro Drumond.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *