Quem foi Cecília Meireles? Logo, para responder essa pergunta, poderíamos dizer que ela é uma das autoras mais importantes do Brasil e de toda a literatura na língua portuguesa. Do mesmo modo, é possível responder também destacando seus múltiplos talentos: poetisa, pintora, professora e jornalista. Mas a história de Cecília tem mais curiosidades e fatos notórios que queremos contar para homenagear a escritora. Ela, que hoje completaria 114 anos.

Considero o lirismo de Cecília Meireles o mais elevado da moderna poesia de língua portuguesa.  Nenhum outro poeta iguala o seu desprendimento, a sua fluidez, o seu poder transfigurador, a sua simplicidade e seu preciosismo, porque Cecília, só ela, se acerca da nossa poesia primitiva e do nosso lirismo espontâneo…A poesia de Cecília Meireles é uma das mais puras, belas e válidas manifestações da literatura contemporânea.” Paulo Rónai, crítico literário

quem foi cecilia meirelesEm 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro, nascia a menina Cecília. Ainda nova, ficou órfã e foi criada pela avó. Constantemente sua história foi cercada de outros dramas. O suicídio do primeiro marido e o fato de que ela fora a única sobrevivente de quatro irmãos.

Aos 18 anos, Cecília publicou seu primeiro livro de poesias, “Espectros”. A obra era composta por sonetos simbolistas. Ao longo de todas as suas publicações, Cecília Meireles foi sendo reconhecida então como uma autora atemporal, uma vez que convivia com influências modernistas, mas também do classicismo, romantismo, parnasianismo, surrealismo e realismo.

Após perder o primeiro marido, com quem teve suas 3 marias: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda, Cecília casou-se novamente com o engenheiro Heitor da Silveira Grilo.

Nos anos 20, a autora foi reconhecida por lutar pelos direitos da mulher, pela imprensa livre e pela arte como instrumento da educação. Assim sendo, o seu lado professora, fez Cecília dedicar também seus escritos às crianças, lançando mais tarde, em 1964, a famosa obrade poesia infantil “Isto ou Aquilo”. Além das aulas de educação primária, ministrou para classes de literatura em universidades do Rio e do Texas.

Em 9 de novembro de 1964, dois dias após completar 63 anos, Cecília faleceu devido a um câncer. Ficoucedula cecilia meireles conhecida pela poética pura e referência de linguagem fluida e de grande força. Um ano depois de sua morte, ganhou o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra, da Academia Brasileira de Letras. Com isso, virou nome de Escola Municipal de Educação Infantil em São Paulo e estampou uma cédula de 100 cruzeiros.

Porta copos Cecília Meireles

cecilia meirelesCaneca Cecília Meirelescaneca cecilia meirelesCamiseta Cecília Meirelescamiseta cecilia meirelesCamiseta Cecília Meirelescamiseta cecilia meireles motivo

quem foi cecilia meireles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *