Hoje vamos conhecer mais sobre quem foi Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa. Entre diversas obras que marcaram a literatura e seus mais de 70 heterónimos, Pessoa é figura essencial e de extrema importância para quem é apaixonado por poesia e literatura. Aprecie!

Fatos sobre quem foi Fernando Pessoa

quem foi fernando pessoa
Fernando Pessoa aos 6 anos. (Fonte: Wikipedia)

1) Nascimento
Fernando Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa, Portugal.

2) Inglês como segunda língua
Apesar disso, foi criado na África do Sul, em Durban, tendo adotado o inglês como segunda língua. Devido ao seu contato com a literatura inglesa, seu primeiro livro foi escrito em inglês, tendo escrito uma obra em português apenas uma década depois.

3) O encontro com Cecília Meireles
Certa vez, a escritora Cecília Meireles foi a Portugal para participar de conferências em Lisboa e aproveitou a ocasião para marcar um encontro com Pessoa -ambos nunca tinham se visto antes, mas a poetisa era uma admiradora de seu trabalho. Porém, o poeta a deixou esperando por 2 horas e na volta ao hotel, Cecilia recebeu o livro “Mensagem” e uma carta escrita pelo próprio Pessoa explicando os motivos para o não comparecimento dele. Ele justificou dizendo que os astros indicavam que ambos não podiam se encontrar naquele dia. Os dois nunca chegariam a se encontrar depois disso.

4) Encontros
Em outra ocasião, Fernando Pessoa chegou atrasado em um encontro com José Régio, escritor português, e dessa vez a justificativa era de que Fernando Pessoa não poderia comparecer e então, apresentou-se como Álvaro de Campos.

5) Interesses
Além de ser um ávido pesquisador da astrologia, chegando a fazer mapas astrais de amigos, Pessoa gostava de assuntos ligados à maçonaria e fraternidade Rosacruz.

6) Heterónimos
Uma das marcas registradas da escrita de Fernando Pessoa foi a criação de diversos heterónimos, personalidades que assinavam seus textos e para cada uma delas, ele criava diferentes características e movimentos literários presentes na escrita. Entre pseudónimos, heterónimos e semi-heterónimos, Pessoa chegou a criar aproximadamente 72 nomes. Entre os mais famosos, três deles se destacam:

Coleção Fernando Pessoa Poeme-se

Ver coleçãoFernando Pessoa

7) Álvaro de Campos
A personalidade criada para Álvaro de Campos era a de um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, mas que independente do lugar, sentia-se sempre um estrangeiro. Suas marcas na escrita são os movimentos literários decadentista (com influência no Simobolismo) e principalmente o Futurismo.

Talvez o poema mais conhecido dele seja Tabacaria, dono do trecho: “Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” 

8) Ricardo Reis
Um médico monárquico e latinista, que se expressava por meio de elementos bucólicos, epicuristas e estóicos. Assim podemos definir um pouco de Ricardo Reis, que mudou-se para o Brasil em protesto pela proclamação da República em Portugal.

Uma curiosidade é que José Saramago escreveu “O ano da morte de Ricardo Reis”, obra na qual ele dá continuidade a esse universo colocando Fernando Pessoa, o criador, para dialogar com sua criatura, Ricardo Reis. “Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui” – versos de Põe quanto és no mínimo que fazes.

Canecas Fernando pessoa da Poeme-se

Ver canecasFernando Pessoa

9) Alberto Caeiro
Por fim, na tríade mais famosa de Pessoa temos Alberto Caeiro, um camponês de vida simples, que não chegou a completar os estudos e que morreu de tuberculose. Ele era conhecido com o título de poeta-filósofo, mas na verdade não gostava do rótulo e acreditava na “não-filosofia”, no sentido de que os seres simplesmente são e nada mais.

Como marcas na escrita de Caeiro tinha a estética simples, concreta, mas reflexiva. É possível resumir suas crenças em “Há metafísica bastante em não pensar em nada”.

curiosidades de fernando pessoa

10) Obras de Fernando Pessoa
Como Fernando Pessoa, assinou uma lista extensa de obras, sendo as principais: “Mensagem”; “Autopsicografia”; “Ficções do interlúdio: para além do outro oceano”; “Aniversário”; “O Eu profundo e os outros Eus”, “Todas as cartas de amor…”; “Vendaval”, entre diversos outros livros e poemas.

Destacamos também “Do Livro do Desassossego”, assinado por seu heterónimo Bernardo Soares.

11) Talentos diversos
Para saber mais sobre quem foi Fernando Pessoa também é importante apontar não só o seu talento como poeta extraordinário, mas também suas habilidades para trabalhar com diversas facetas da língua. Foi jornalista, tradutor, editor, publicitário, crítico literário e editor.

Camisetas infantis Fernando pessoa

Ver coleçãoFernando Pessoa

12) Influência
Ao lado de personalidades como Da Vinci, Mozart e Einstein, foi indicado pelo Bureau Internacional das Capitais da Cultura como uma das 50 personalidades mais influentes da cultura europeia.

13) Fama na posteridade
Como muitos poetas, só alcançou de fato a fama após sua morte. Ele faleceu em 1935 e apenas em 1940 seus poemas foram traduzidos e ganharam o mundo.

curiosidades fernando pessoa
Estátua de Pessoa em Lisboa.

14) Homenagem
Existe na cidade do Porto uma universidade chamada Fernando Pessoa, em sua homenagem.

15) Morte
A causa de sua morte é divulgada como uma “cólica hepática”, mas na atualidade alguns médicos se questionam sobre o diagnóstico. Morreu em 1935, aos 47 anos.

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.”
Alberto Caeiro – Poemas Inconjuntos

Você curtiu essas curiosidades que ajudam a entender um pouco mais sobre quem foi Fernando Pessoa? Quer sugerir mais alguma curiosidade para a nossa lista? Envie nos comentários e vamos homenagear esse grande poeta português!

4 Replies to “Quem foi Fernando Pessoa? Descubra em 15 curiosidades!

  1. Apenas a sugestão de que se corrija a legenda da estátua.
    Esta fica, em rigor, na cidade de Lisboa, na esplanada em frente do café A BRASILEIRA, que ele frequentou com os seua amigos, em vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *