Quem foi Paulo Leminski? Curiosidades sobre o escritor

Um dos reprints mais aguardados é sempre o da Camiseta Leminski-se. O poeta tem uma multidão de admiradores devido a originalidade de seus versos e hoje desvendamos um pouco mais sobre quem foi Paulo Leminski.

Quem foi Paulo Leminski?
Poeta, escritor, crítico literário, letrista, tradutor e professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares. Sua poesia é marcante porque Leminski inventou um jeito próprio de escrever, com trocadilhos, brincadeiras com ditados populares e influência do haicai, além de abusar de gírias e palavrões, tudo de forma bastante instigante.

Vida
Em 24 de agosto de 1944 nascia Paulo Leminski Filho, em Curitiba. Era mestiço de pai polonês com mãe negra.
Viveu uma vida intensa, quando aos 14 anos foi para São Paulo, capital, morar sozinho. Aos 18 começava sua paixão pela poesia, participando de alguns concursos. Chegou a iniciar os cursos de Letras e Direito, mas abandonou ambos. Em 1964 teve seus poemas publicados pela primeira vez na Revista Invenção. Casou-se com Alice Ruiz, também poetisa, tendo três filhos. Em 1970, de volta à Curitiba, trabalhou como redator publicitário e professor. E na década de 1980 volta para São Paulo, onde trabalhou na Folha de S. Paulo e Revista Veja.
Faleceu em 1989, em decorrência de uma cirrose epática.

Obras
Seus textos tiveram influência da cultura japonesa, mais precisamente a forma do haicai, de Matsuo Basho, que significa  “hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização”, nessa forma poética, o destaque é para a concisão e objetividade, com textos curtos. Leminski era tão influenciado pela cultura japonesa que além de faixa preta em judô, escreveu uma biografia de Basho.

A insônia

Furo a terro fria.
No fundo, em baixo do mundo,
trabalha-se: é dia.

(exemplo de haicai de Leminski)

Além dos haicais, ele também escreveu romances como “Catatau”  e “Agora é que são elas” e obras poéticas como “Caprichos e relaxos” e “Não fosse isso e era menos/ não fosse tanto e era quase.”

Letrista
Um artista versátil como era, Leminski ainda encontrou tempo para outra paixão: a música. Suas cações forma gravadas por nomes como Caetano Veloso, com a música “Verdura”, além de Guilherme Arantes e Moraes Moreira.

Pra quem ainda não conhecia seus versos, vai querer saber ainda mais sobre Leminski. E quem já curtia, virou ainda mais fã depois de saber um pouco mais de sua história. Agora é só aproveitar a  Camiseta Leminski-se.

Camiseta Leminski:

quem foi paulo leminski

quem-foi-paulo-leminski

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *