Que Stranger Things é uma série de referências à cultura pop dos anos 80, todos nós sabemos, mas seria possível uma linha cruzada entre as duas obras audiovisuais? Seria o mundo de Stranger Things uma releitura dos princípios pregados pela jornada fílmica de Star Wars? Separamos 6 fatos na série que nos fazem pensar que as referências constroem um mesmo tipo de universo como em Star Wars e que os personagens da série têm muitos paralelos com os personagens dos filmes.

1. Poderes Jedi

Mike tem um action figure do Yoda que serve como referência aos poderes de “Jedi” de Eleven. O diálogo se dá com ele explicando o que é a Força, imitando a voz do mestre. Eleven também já fez um modelo de Millenium Falcon flutuar, poderes semelhantes? Estamos aqui com dois seres de universos diferentes com mesmo poder? Seria Eleven uma possível Jedi?

2. Traição não!

Quando Lucas percebe que Eleven está mentindo para seus amigos, ele a chama de Lando em referência a Lando Calrissian, personagem que trai Han Solo em O império contra-ataca. A importância da lealdade é muito importante em ambas obras.

3. Os dois lados da Força

Eleven já tentou mexer um vagão com seus poderes, referência a Luke tentando levitar sua nave. Ela faz um Force Choke, golpe característico de Darth Vader. Eleven pode ir para o lado negro da Força? Todavia, no sétimo episódio da segunda temporada a personagem Kali pode ser comparada a Darth Vader/Anakin. Seu desejo de fazer a coisa certa a impede de ter uma ideia mais ampla do contexto, tal qual Anakin. Enquanto Kali pode ser comparada a Anakin, Eleven pode ser comparada a Luke Skywalker. Eleven oscila pelos dois lados da Força?

Camiseta Literária Leia

4. Armadilhas

Will já foi possuído pelo Shadow Monster e levou agentes para uma armadilha. Mike saiu gritando que era uma armadilha, clássica citação, referência ao Almirante Ackbar, em O retorno de Jedi que diz It’s a trap! Várias citações à franquia Star Wars já foram usadas e as citações parecem perfeitas para determinados momentos, poderia rolar um crossover? Que referência poderia ser usada na terceira temporada? Com certeza novas armadilhas podem ser usadas e exploradas.

5. O sucesso do trabalho em equipe

Quando Lucas diz a Mike que ele quer encontrar Will sem Eleven, Mike se recusa, dizendo que gostaria que “R2-D2 fosse lutar contra Darth Vader”. Mais uma vez, o trabalho em equipe é valorizado. É através do trabalho em equipe que a Aliança Rebelde destrói a Estrela da Morte e se não fosse por Han, Leia R2D2, Chewbacca e os outros, Luke nunca teria derrotado o império.

6. Amizade e resistência

No episódio onde Will estava sem memória, Joyce relembrou que seus amigos trouxeram brinquedos de Star Wars em seu aniversário e desenhou uma grande nave espacial, referência à espaçonave do filme “Star Destroyer”. O símbolo da amizade e resistência está presente em ambas obras fílmicas.

Camiseta Literária Stranger things

Você não acha que Eleven parece com Leia, Will com Luke, Mike com Han Solo, Lucas com Lando e Dustin com Chewbacca? Um fã chegou a criar um pôster com a imagem dos personagens. Quais outros fatos você consegue visualizar que pode acrescentar à nossa lista? Conta pra gente nos comentários. =)

Hanny Saraiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *