Turismo literário – para onde ir nesse verão?

Que o Brasil é uma vastidão de culturas e saberes todo mundo sabe, mas você sabia que também podemos explorar um turismo literário por aqui? Se você está cansado dos mesmos points que todo mundo visita e gostaria de fazer um passeio literário para aumentar seu amor pela literatura, separamos 5 dicas para responder aquela pergunta: Para onde você ir nesse verão? Coloca o livro debaixo do livro e se joga!

Casa de Cultura Mario Quintana, Rio Grande do Sul

Não só de mate vive o sul do país. A Casa de Cultura Mario Quintana foi um hotel chamado Hotel Majestic onde o autor viveu por mais de vinte anos (quarto 217) em Porto Alegre. Patrimônio histórico, virou um centro cultural e hoje em dia há no espaço encontros de literatura onde reinam discussões literárias, um espaço dedicado à cantora Elis Regina, um museu, dois teatros e um café. Porto Alegre é uma cidade cosmopolita e que tem o hábito de promover feiras literárias e inspirar literatura, a cafeteria da Casa tem uma vista pro Guaíba perfeita para degustar um pôr do sol porto-alegrense e uma inspiração para você começar a escrever poemas nessa viagem.

Turismo literário - Camiseta Literária Procura-se Mario Quitana

Casa Museu Graciliano Ramos, Alagoas

Uma casa na cidade de Palmeiras dos Índios abriga o memorial de Graciliano Ramos. No local temos os originais de algumas de suas obras, fotos, sua máquina de escrever… Palco de inspiração para sua obra Caetés, as ruas do local também são fontes culturais e de inspiração. Como o autor também foi prefeito da cidade, recomendamos essa jornada se você gosta de simplicidade e de ouvir histórias do povo local. Os encantos de Alagoas não estão apenas nas belezas naturais, mas nos detalhes dos testemunhos.

Turismo literário - Camiseta Literária Baleia

Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Minas Gerais

Itabira é uma cidade mineira que abrigou o poeta em um belo sobrado do século 19, possuindo um acervo pessoal e local para oficinas. Se você está em busca de sossego e um lugar para sentir o afeto que o autor tinha pelas ruas da cidade, melhor destino não há. Além do carisma dos mineiros (e suas melhores comidas) você encontra 44 placas espalhadas pela cidade, repletas de versos. Para um buscador que aprecia visitas ao ar livre e está cheio de curiosidade, Itabira é seu lugar.

Turismo literário - Camiseta Literária Drummond-se

Casa de Clarice Lispector, Pernambuco

Marco histórico de Recife, a casa onde a escritora passou sua infância deveria ser revitalizada pelo IPHAN (promessa de 2017), mas o que você pode visitar é a estátua da escritora ao redor da praça Maciel Pinheiro. Com a lentidão do processo, um grupo de mulheres como professoras universitárias, funcionárias públicas e profissionais liberais luta para que o projeto saia do papel. Se você curte descobrir e conhecer locais que precisam de restauração, sugerimos também explorar os lugares mencionados no projeto “Antes que suma”, que reúne a “existência de imóveis com valor arquitetônico e histórico que resistem ao descaso de proprietários e à desatenção do poder público”, em Recife. A vida é um soco no estômago, né? Dica para viajantes que acreditam que suas vozes podem mudar o mundo, ou pelo menos jogar um alerta por aí.

Turismo literário - Camiseta Literária Procura-se Clarice Lispector

Casa Mario de Andrade, São Paulo

Um sobrado paulista onde o autor reunia outros autores modernistas e realizava saraus é hoje palco de apresentações teatrais, oficinas, contação de histórias, com uma exposição permanente e objetos pessoais do autor. Localizado no bairro Barra Funda, o local possui uma extensa programação cultural e recreativa onde antes o escritor dava aulas de piano e escrevia suas poesias. Se você se sente a morada do coração perdido, a Casa está de braços abertos para te acalentar. Não esqueça de mandar uma selfie poética pra gente, hein?

Turismo literário - Camiseta Literária selfie Poética

Agora que você tem um itinerário repleto de sugestões, qual destino te apetece mais? Conta pra gente nos comentários! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *